Saiba Mais

Translate

sábado, 23 de junho de 2018

Primeiras Ocorrências


  Uma vez terminado o estudo dos grandes filos de invertebrados , é importante destacar as primeiras ocorrências de novas células , órgãos e sistemas , que mostram o crescente aumento de complexidade dos muitos grupos ao longo das diferentes linhas do processo evolutivo. 

1¤- Os poríferos não apresentam tecidos verdadeiros , pois suas células não mostram grande especialização , funcionando mais ou menos independentemente umas das outras. A célula típica é o coanócito. 

2¤- Os cnidários apresentam dois tecidos (diblásticos) , a epiderme e a gastroderme. É a primeira ocorrência de uma cavidade digestória e, portanto , de uma digestão extracelular . Já existe um sistema nervoso em forma de rede simples (sistema nervoso difuso). Surgem órgãos simples , como gônadas , e órgãos de equilíbrio , estatocistos , nas medusas.  A célula típica é o cnidoblasto. 

3¤- Os platelmintos já são triblásticos , pois existe um tecido conjuntivo de preenchimento , originado da mesoderme. É a primeira ocorrência de estruturas excretoras , as células-flama , e de outros nervosos simples, os gânglios cerebrais . Há olhos simples , inclusive com uma camada de células pigmentadas. 

4¤- Os nemátodos já apresentam uma cavidade corporal , um pseudoceloma. É a primeira ocorrência de um sistema digestório completo , com boca e ânus. 

5¤- Nos anelídios surgem um celoma verdadeiro e a segmentação. Há órgãos excretores mais complexos, os nefrídios. É a primeira ocorrência de um sistema circulatório , além de órgãos respiratórios , as brânquias , a ele relacionadas. 

6¤- Nos moluscos existe um sistema nervoso ganglionar e órgãos sensoriais (olhos , estatocistos) bastante complexos.

7¤-Os equinodermos apresentam deuterostemia e o peculiar sistema ambulacrário. 

8¤- Os artrópodes são, dentre os invertebrados , a única ocorrência de extremidades articuladas e asas. Também são o único caso de total independência entre os sistemas circulatório e respiratório , pois as traquéias levam o oxigênio diretamente aos tecidos.

Anuncios