Saiba Mais

Translate

segunda-feira, 18 de junho de 2018

A Esperança Equilibrista


Com a prisão e o exílio de muitos de seus maiores intelectuais e
artistas, e com a ofensiva da televisão, o país ficou
irremediavelmente menos crítico e reflexivo . Ouviam-se cada vez mais
músicas norte-americanas , de cujas letras a imensa maioria mal
conseguia compreender o título. Na esteira da jovem guarda , tendência
musical iniciada na década de 1960, intérpretes de ínfimas qualidades
musicais elaboravam versões de sucessos internacionais ou criavam suas
baladas românticas para delírio das multidões. O regime patrocinava
grupos musicais e duplas de  cantores , como Dom e Ravel, responsáveis
por uma das mais difundidas composições do período : "Eu te amo meu
Brasil, eu te amo / Meu coração é verde, amarelo , branco, azul anil/
Eu te amo/  Ninguém segura a juventude do Brasil ". Mas nem tudo era
superficialidade. Adolescentes e pré-adolescentes de classe média
colecionavam selos, figurinhas , jogos de futebol de botão, garrafas
de cerveja e embalagens de cigarros importados , plásticos e adesivos
de marcas de automóveis e até tampinhas de garrafas. Esse ambiente de
claro declínio cultural e político ajuda a explicar o fracasso da luta
armada como alternativa contra a ditadura. Os guerrilheiros
isolaram-se da sociedade , buscando afirmar-se como a vanguarda do
processo revolucionário. A sociedade queria e se dispunha , ao máximo,
a acompanhar a jovem guarda. Até ali , temporariamente.


Anuncios