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sábado, 16 de junho de 2018

O Brasil E Os Trens de Levitação Magnética (MAGLEV)

Com o projeto da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, o
Brasil se lança na corrida científica e tecnológica para o
desenvolvimento do primeiro trem de levitação magnética genuinamente
nacional. Sua utilização será adequada ao transporte de carga e de
passageiros. Para realizar o transporte substituindo toda a estrutura
de rodas e trilhos convencionais por "trilhos magnéticos" , o projeto
se baseia na ideia de que é possível  obter a levitação usando ímãs e
supercondutores. Os pesquisadores denominaram o sistema de transporte
desenvolvido por eles de Maglev-Cobra. Em desenvolvimento desde 1998,
a tecnologia utilizada no trem emprega propriedade diamagnética de
supercondutores com elevada temperatura crítica. Após ter sido testada
em um protótipo de escala reduzida em trajetória fechada de 30 metros
de comprimento , o próximo passo será testá-lo em escala real. Além de
o trem ser silencioso porque não há atrito com os trilhos , outras
vantagens merecem ser citadas : a manutenção simples , o baixo consumo
de energia , realização de curvas de pequenos raios (30 metros) e a
capacidade de subir rampas com inclinação de 15% , quando usualmente
essa capacidade para outros trens é em média de 4%. Um trem de
levitação magnética ou MAGLEV é um veículo semelhante a um trem que
trafega numa linha elevada acima do chão e é propulsionado pelas
forças repulsivas e atrativas do magnetismo devido ao uso de
supercondutores. Graças à ausência de contato entre o veículo e os
trilhos, só ocorre atrito entre o veículo e o ar. Por isso, os trens
de levitação magnética atingem grandes velocidades , além de
apresentarem baixo consumo de energia e ruído desprezível. Existem
três tipos de tecnologias aplicadas aos MAGLEV , a levitação
eletrônica (EDL) , a levitação eletromagnética (EML) e a levitação
supercondutora (SQL).

¤ Levitação Eletrônica (EDL) : .
Neste tipo de levitação temos o movimento de um campo magnético nas
proximidades de um material condutor. O projeto japonês de trem de
levitação está baseado nesse princípio.

¤ Levitação Eletromagnética (EML) :

 Este tipo de levitação da força de atração existente entre um ímã ou
eletroímã e um material ferromagnético. A estabilização só ocorre com
o uso de uma malha de realimentação e de um regulador devidamente
sintonizado. Alemanha e China exploram esse projeto.

¤ Levitação Supercondutora (SQL) : A levitação , neste caso, tem como
base o efeito de exclusão de campo magnético do interior dos
supercondutores . Só recentemente (final do séc. XX) , com o advento
das pastilhas supercondutoras de alta temperatura crítica e de novos
materiais magnéticos , esse fenômeno pôde ser mais bem explorado. O
protótipo desenvolvido pelos pesquisadores da UFRJ fundamenta-se nessa
ideia.



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