Saiba Mais

Translate

quinta-feira, 21 de junho de 2018

As Bacias Secundárias


As bacias secundárias reúnem um conjunto de bacias localizadas nas proximidades do litoral ; apresentam rios de pequena extensão , geralmente com poucos afluentes. São consideradas bacias secundárias:

¤Bacias do Nordeste - Destacam-se os rios permanentes de Mearim , Turiaçu e Itapecuru (No Maranhão) ; Parnaíba (Maranhão/Piauí) ; e Beberibe e Capibaribe (Em Pernambuco). Contudo , a maior parte dos rios situa-se no sertão ; eles são temporários (intermitentes) , como o Jaguaribe (Ceará) , considerando o maior rio temporário do mundo.

¤Bacias do Leste - Destacam-se  os rios Jequitinhonha , que corta uma região extremamente pobre do nordeste de Minas Gerais ; Doce , que abrange tradicional área de mineração neste estado ; e Paraíba do Sul , que atravessa importante região industrial do Brasil e de grande concentração urbana (São Paulo e Rio de Janeiro).  ¤Bacias do Sudeste-Sul - São importante rios dessa bacia o Ribeira do Iguape (São Paulo, próximo à fronteira do Paraná) , região mais empobrecida econômica e socialmente do estado  o Itajaí (Principal região industrial de Santa Catarina) e o Tubarão (região carbonífera e industrial , também situada em Santa Catarina). No Rio Grande do Sul , destacam-se os rios Guaíba (Porto Alegre) e Jacuí , além das lagoas dos Patos , Mirim e Mangueira. O subsolo do território brasileiro armazena grande quantidade de água , inclusive sob as áreas semi-áridas do Nordeste. As águas subterrâneas nem sempre são apropriadas para consumo. O volume das águas encontradas próximo à superfície , as quais formam os lençóis freáticos , não só é pequeno como pode estar contaminado. Essas águas , bastante exploradas , podem conter toxinas oriundas tanto da agricultura como de atividades industriais. Os reservatórios subterrâneos , localizados a centenas de metros de profundidade e que apresentam enorme volume de água (centenas de milhares de km3) , são denominados aquíferos. Esses aquíferos provavelmente não estão contaminados. Nem trecho do subsolo brasileiro encontra-se parte do maior aquífero do mundo - o Sistema Aquífero Guarani - , localizado justamente numa das áreas de maior concentração populacional e de maior consumo de água do país. As águas desse aquífero também ocupam trechos do subsolo da Argentina , do Paraguai e do Uruguai . Portanto , para preservar esse imenso manancial de água doce e de boa qualidade, é necessário implantar uma política conjunta de exploração e de controle ambiental.

Anuncios