Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 17 de maio de 2019

O Fruto


O fruto é exclusivo das angiospermas e se origina do desenvolvimento do ovário , portanto , das folhas carpelares. Ele já é visível logo após a fecundação , quando caem , murchas . As sépalas e as pétalas. No fruto formado , os carpelos correspondem ao pericarpo que , de fora para dentro , apresenta : epicarpo , mesocarpo , endocarpo . Epicarpo é a casca do fruto , fina e espessa ; o endocarpo é geralmente bem fino , nem sempre distinguível , e o mesocarpo em geral se torna carnoso , suculento , acumulando substâncias de reserva. Na classificação dos frutos há vários critérios importantes como : a sua abertura (deiscência); o tipo de pericarpo , seco ou suculento ; o número de sementes e sua união , fusão , com o pericarpo . Segundo esses critérios podemos falar  em frutos secos e carnosos , deiscentes e indeiscentes.

a) Frutos carnosos , indeiscentes :

¤bagas : uma ou mais sementes livres. Exemplos : uva , goiaba , tomate , mamão , pimentão , berinjela;

¤drupas : uma única semente fundida ao endocarpo duro , pétreo. Exemplos : pêssego , azeitona, manga , ameixa , coco.

B) Frutos secos , indeiscentes

¤aquênio : uma semente ligada apenas por um ponto à parede do fruto . Exemplo : girassol (o que se chama popularmente de semente é o fruto);

¤cariopse: uma semente que concresce inteiramente com a fina parede do fruto . Exemplos : milho , trigo , cevada (gramíneas).

c) Frutos secos , deiscentes

¤legume: um só carpelo , alongado , que se abre por duas fendas longitudinais. É típico das leguminosas. Exemplos : feijão , ervilha , soja , amendoim;

¤cápsula : dois ou mais carpelos , com vários tipos de deiscências. Exemplos: mamona, urucum , algodão, papoula , jacarandá, alamanda.

Anuncios