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sexta-feira, 31 de maio de 2019

Momento Histórico do Barroco Em Portugal


¤Portugal Nos Séculos XVII e XVIII

Depois de um breve momento de esplendor , Portugal entra em acelerada decadência. Em 1580, após dois anos de disputadas pela sucessão  de D. Sebastião , desaparecido na Batalha de Alcácer Quibir, o rei da Espanha, Filipe II, realiza a integração de Portugal ao império espanhol. Durante os sessenta anos seguintes assiste-se ao declínio comercial e naval do Reino, apesar das significativas exportações do açúcar brasileiro . Portugal chega  perder para Holanda muitas de suas colônias orientais e até parte do território brasileiro. A maior expressão do desalento do povo português é o surgimento do mito sebastianista , segundo o qual D. Sebastião voltaria para redimir Portugal. O mito sobreviveria por muito tempo, como expressão do anseio popular pelo aparecimento de um redentor. A Restauração da Coroa e da independência portuguesa só se inicia em 1640, com o conflito militar que levou ao trono o primeiro rei da dinastia de Bragança . D. João IV. Com a descoberta do ouro em Minas Gerais , no final do século XVII, Portugal vive um novo período de riqueza , esbanjada , durante o longo reinado de D. João V (1707-1750 ), no luxo da corte , na suntuosidade religiosa e na construção de palácios e templos monumentais. Espanha e Portugal tornaram-se , do final do século XVI até meados do século XVIII, os baluartes da Contra-Reforma , o que explica , em parte , a longa vigência do estilo barroco nos dois países. Como sabemos , houve uma lenta evolução do Renascimento para o Barroco , transitando pelo Maneirismo . Por isso , o ano de 1580, quando Portugal se submeteu ao domínio espanhol , é o marco apenas convencional do início da nova escola.  O Barroco português nunca atingiu o mesmo brilho e a mesma riqueza do Barroco espanhol , apesar de ter sido diretamente influenciado por ele . Predominam , em prosa , os escritos morais , doutrinais e religiosos , destacando-se os sermões; em poesia , as produções das academias.


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