Saiba Mais

Translate

terça-feira, 21 de maio de 2019

Drenagem | Arrejamento


Às vezes o solo apresenta-se completamente encharcado, isto é, com excesso de água. Um solo nessas condições perdeu completamente sua capacidade natural de drenagem, ou seja, de escoamento da água. Então, é preciso fazer a drenagem artificialmente. Isso pode ser feito  de diversas formas: 

• colocando sobre o terreno  alagado uma certa quantidade de terra , para que esta enxugue a água em excesso; 

• abrindo valas no terreno, para ajudar o escoamento da água ;

• empregando bombas para retirar o excesso de água;

• usando manilhas perfuradas , que permitem o escoamento do excesso de água. 

O solo encharcado não é bom para a maioria das plantações . A água em excesso vai apodrecer as raízes das plantas , determinando a sua morte. 

A maior parte do ar utilizado pelas plantas é conseguida com o trabalho das folhas, durante a respiração . Mas o solo também precisa de uma certa quantidade de ar para ajudar a respiração das plantas , através das raízes. Esse ar é necessário para a vitalidade das raízes. As minhocas contribuem para o arrejamento do solo, pois estão sempre cavando túneis e revolvendo a terra à procura de restos vegetais dos quais se alimentam. Se o solo está muito duro, a quantidade de ar que ele contém é muito pequena . O que deve ser feito para melhorar as condições de um solo nesse estado? Deve-se afofar a terra. O modo mais comum de fazer isso é por meio do arado, puxado por boi , cavalo ou trator. Geralmente, esse trabalho é feito quando a terra que vai ser semeada é muito grande. A isso se chama arar ou lavrar a terra. Quando a área a ser afofada é muito pequena, como um jardim, pode-se usar a enxada , a pá ou outra ferramenta apropriada. 

Anuncios