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quinta-feira, 23 de maio de 2019

As Subcorrentes Da Primeira Geração Modernista

Denominam-se Pau-Brasil (1924) e Antropofagia (1928) as principais subcorrentes de nossa primeira geração modernista , em sua vertente de nacionalismo crítico. A poesia Pau-Brasil reúne os nomes de Oswald de Andrade e Tarsila do Amaral , pintora que chega da Europa logo após a Semana de Arte Moderna , aderindo por completo ao Modernismo e ilustrando os poemas da fase Pau-Brasil de Oswald de Andrade. O movimento de Antrofagia , que aprofunda e amplia as propostas já presentes em Pau-Brasil , conta com um grupo maior , que se agrega a Oswald de Andrade e a Tarsila do Amaral , autora de um quadro inspirador das ideias antropofágicas , o Abaporu (aba= homem; poru= que come). Aquela figura monstruosa , com os pés enormes plantados no chão brasileiro , onde também há um cacto , sugeriu a Oswald a ideia da terra , do homem nativo , selvagem , antropófago... Os integrantes da subcorrente antropófaga pretendem manter com as vanguardas e com a cultura europeia em geral em relação que Oswald de Andrade denominou antropofágica : de deglutição , devoração crítica de suas influências de modo a recriá-las , tendo em vista a redescoberta do Brasil, em sua autenticidade primitiva. A expressão antropofagia , que literalmente significa "comer carne humana" , se refere a uma prática de alguns rituais indígenas e transforma-se em metáfora de devoração simbólica das influências europeias defendida por Oswald de Andrade.  A essas subcorrentes se opõem o Verde-Amarelismo (1925-1926) e o Grupo da Anta (1926-1929) , que defendem um nacionalismo ufanista , exaltando o primitivismo e a ingenuidade , exaltando o primitivismo e a ingenuidade da "mãe-pátria" e mantendo uma postura conservadora , direitista . Daí a proximidade entre seus adeptos e o nazifascismo brasileiro , o Integralismo. As obras mais expressivas dos representantes desse grupo são poemas patrióticos , de tendência ufanista , apresentando um nacionalismo estético e pitoresco.

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