Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 22 de maio de 2019

Estequiometria Das Reações Eletroquimicas


É possível prever a massa de substância formada em uma eletrólise em função do corpo da corrente elétrica empregada no processo ? E prever o desgaste de um eletrodo de pilha na medida em que ela é usada para gerar corrente? Em ambos os casos a resposta é sim e é o que estudaremos agora.

•Carga Elétrica (Q)

Em Química , é comum empregarmos a carga do próton (a que se atribui o valor "+1") e a do elétron (a que se atribui "-1") como referências para expressar a carga de íons . Assim, por exemplo , o cátion Na+ apresenta carga igual à de um próton , cátion Ca2+ tem carga igual à de dois prótons , o ânion CI- possui carga igual à de um elétron , e assim por diante. Para expressar a grandeza carga elétrica , simbolizada aqui por Q , de um corpo qualquer - incluindo a de prótons , elétrons e íons - é usada a unidade coulomb , do Sistema Internacional de Unidades , simbolizada por C. Expressa em coulombs, a carga de um elétron é - 1,6  • 10 (-19) C e a de um próton é + 1,6 • 10 (-19) C. Note que ambas têm o mesmo valor em módulo , mas apresentam sinais opostos.

• Corrente Elétrica (I)

 A grandeza corrente elétrica, simbolizada por i, é definida como a carga elétrica que atravessa a seção transversal de um circuito (isto é, a carga que passa por um "corte e imaginário" perpendicular à direção de propagação da corrente elétrica nesse circuito ) dividida pelo intervalo de tempo . A unidade do sistema internacional usada para expressar corrente elétrica é o ampère , simbolizada por A , definido como C/s (coulomb por segundo). Em palavras mais simples, dizer que uma corrente de 1 A (um ampère) passar por um circuito significa dizer que a carga de 1 C (um coulomb) passa por ele num intervalo de 1 s (um segundo). O aparelho usado para medir a corrente elétrica é o amperímetro , que fornece o resultado da medida em ampères . O amperímetro mede, portanto , quantos coulombs de carga passam por ele a cada segundo. Para saber a carga elétrica que atravessa um circuito durante certo tempo, basta multiplicar a corrente elétrica (em A) pelo intervalo de tempo (em S). Em palavras : A carga elétrica , em casa coulombs, que passa por um circuito pode ser calculada multiplicando-se a corrente elétrica , em ampères , pelo intervalo de tempo, em segundos. 

Q = i • ∆t

Assim, usando-se um amperímetro e um cronômetro , pode-se determinar a carga elétrica que sai de um eletrodo , ou que chega a ele, durante uma eletrólise. 

Anuncios