A principal característica da pintura renascentista é a libertação. Os homens do renascimento se sentiam o centro do universo, expondo sua própria personalidade ao mundo que os circundava, procurando leis de equilíbrio e de harmonia para imitá-las na vida e na arte. A renovação do humanismo e do renascimento transforma convenções, ideias, ambientes e cria a base cultural que se irá manifestar na idade moderna.
• Na Itália [ Brunelleschi e Leonardo Da Vinci]
Brunelleschi (1377-1446) , escultor e arquiteto italiano. Além de erguer a catedral de Florença (1420): - Igreja de Santa Maria del Fiore, trabalhou como escutor e deixou obras como o sacrifício de Abraão. Foi ele quem descobriu leis da perspectiva central sendo esse é um dos fatores que ajudou no desenvolvimento da arte italiana renascentista.
Leonardo da Vinci (1452-1519) , italiano. Foi um famoso pintor, escultor, arquiteto, matemático, cientista, músico e inventor . Famosos são seus estudos sobre plantas, pássaros e anatomia do corpo humano, mesmo porque a Bíblia ensina que o homem foi criado à semelhança de Deus ; por isso, para ele, as proporções humanas serviram de modelo aos artistas. Leonardo foi um gênio em um grande inventor : inventou a tecelagem mecânica, a força motriz do vapor, ou paraquedas e técnicas para aviação. Na pintura, introduziu o esfumaçado na coloração. Delicado e gradual, ele partiu do Claro ao escuro, da luz à sombra, como podemos observar nos retratos de Gioconda, da Virgem das Rocas e da Anunciação. Suas obras mais famosas são Santa Ceia e Gioconda (ou Monalisa) . Leonardo da Vinci não entenderia a arte separada da ciência . A arte deve ter clareza, retratar as coisas belas da natureza e também revelar a mais íntima e secreta das leis da ciência. Foi considerado uma das principais figuras da Renascença.