As conquistas napoleônicas modificaram grandemente o mapa político da Europa. No entanto, após as primeiras derrotas militares de Napoleão Bonaparte , os dirigentes dos países vencedores organizaram o Congresso de Viena - 1814 a 1815 . O objetivo básico do Congresso era restabelecer o equilíbrio político do continente europeu, respeitando os interesses dos países vencedores da guerra contra Napoleão. Entre as principais diretrizes aprovadas pelo Congresso de Viena , podemos destacar as seguintes:
• Restauração : propôs o retorno à situação política européia de 1792. Essa medida reflete o espírito conservador que marcou o Congresso de Viena.
• Legitimidade : propôs-se a devolução do governo de cada país aos herdeiros das antigas monarquias absolutistas. Por isso, Luís XVIII, da dinastia dos Bourbons, deveria assumir o trono francês.
• Solidariedade : propôs-se uma aliança política entre as tradicionais monarquias europeias , com o objetivo de reprimir a onda liberal e democrática lançada pela Revolução Francesa.
Os principais países que participaram do Congresso de Viena foram:
•Austria : representada pelo príncipe Metternich, que foi um dos mais importantes organizadores do Congresso;
•Inglaterra : representada por Castlereagh;
•Rússia : representada pelo czar Alexandre I ;
•Prússia : Representada por Hardenberg e por Humboldt.
Procurando colocar em prática a política a política de solidariedade entre as tradicionais monarquias europeias, o czar russo Alexandre I propôs a criação da Santa Aliança, uma organização e entre países cujos governos se comprometeram a se defender mutuamente . Os monarcas da Áustria , da Rússia , da Prússia e de outros países aderiram à Santa Aliança. Esses monarcas , em nome da Santa Aliança , assumiram o direito de intervir em qualquer país , onde surgisse um movimento revolucionário inspirado no liberalismo democrático. O objetivo da Santa Aliança era conter , a qualquer preço , os movimentos nacionalistas que despontavam em varias regiões da Europa e nas colônias da América.