Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2019

Reprodução Sexuada Nos Animais

  Todos os animais reproduzem-se sexuadamente , embora alguns deles , particularmente os mais simples , apresentem também reprodução assexuada. A reprodução sexuada que se verifica nos animais é caracterizada pela fecundação, ou seja, a fusão de um gameta masculino, o espermatozoide , a um gameta feminino, o óvulo , dando origem à célula-ovo, ou zigoto. É o zigoto que, por sucessivas divisões mitóticas , formará o novo indivíduo. Convém recordar a existência de outras formas de reprodução sexuada, como a conjugação , que ocorrem em seres vivos pertencentes a outros reinos , que não o Animal. A fecundação pode ser:

¤ interna : quando ocorre dentro do corpo do animal ;

¤ externa: quando ocorre fora do corpo.

É evidente que a fecundação é interna em todos os vivíparos; já nos ovíparos , pode ser externa ou interna. A fecundação externa é comum em animais aquáticos: os gametas são eliminados na água e o encontro ocorre , em parte , por obra do acaso. Uma característica dos animais que apresentam fecundação externa é a superprodução de óvulos , já que a grande produção de espermatozoides é uma constante mesmo em animais de fecundação interna. Quanto ao sexo , os animais podem ser:

¤unissexuados- quando existem machos, produtores de espermatozoides , e fêmeas , produtoras de óvulos;

¤bissexuados ou hermafroditas - quando os indivíduos possuem os dois sexos e , consequentemente, produzem óvulos e espermatozoides. Os hermafroditas podem ser: ¤ suficientes - quando ocorre autofecundação , ou seja , óvulo e espermatozoide que se unem são produzidos pelo mesmo indivíduo . É , por exemplo, o caso da solitária (Taenia);

¤Insuficientes - quando, embora exista o hermafroditismo , não ocorre autofecundação. Há necessidade do concurso de dois indivíduos , ocorrendo a fecundação dos óvulos de um pelos espermatozoides do outro . É por exemplo, o caso da minhoca. A fecundação que ocorre nos unissexuados é chamada fecundação cruzada : o espermatozoide de um indivíduo fecunda o óvulo de outro. Nos hermafroditas insuficientes ocorre a fecundação cruzada dupla.

Anuncios