Saiba Mais

Translate

sábado, 23 de fevereiro de 2019

Lipídios


Os lipídios formam um grupo de substâncias orgânicas solúveis em solventes orgânicos, como o éter e o álcool. São constituintes importantes da célula , entrando na composição de várias estruturas citoplasmáticas. Além de participarem de estruturas celulares bem definidas , os lipídios são também encontrados livres na célula , servindo como material de reserva de energia e formando hormônios. Os lipídios mais simples são representados por dois grupos:

¤Glicerídeos : os óleos e as gorduras;

¤Cerídeos : as ceras.

Dentre esses dois grupos , o mais importante como fonte de alimentos é o grupo dos glicerídeos. Os óleos são encontrados principalmente em plantas , especialmente nas sementes : óleo de algodão, de amendoim , de soja , de  milho etc. As gorduras são mais abundantes nos animais , servindo como proteção e reserva. Conquanto os animais também produzem ceras , estas são muito mais abundantes no reino vegetal. As ceras são encontradas , por exemplo , na superfície de folhas , de frutos e de pétalas. Como as ceras impermeabilizam essas superfícies , elas concorrem para a redução da evaporação, permitindo à planta um certo controle da perda de água , fato importante para a fisiologia de todo ser vivo. Um grupo de lipídios mais complexos é o esteróides. Os esteróides participam da estrutura das membranas e também atuam como hormônios. Um dos principais esteróides é o colesterol.

===========================================================================
A Língua- Órgão da Gustação

   Se você pegar dois copos transparentes com água e colocar uma colher de sal refinado num, e uma colher de açúcar refinado noutro, e mostrar a seus colegas, será que eles poderão identificar visualmente qual copo contém água salgada e qual contém água doce? Se não puderam , qual seria então a melhor maneira de descobrirem? A língua é um outro órgão sensitivo , receptor externo de estímulos. Em sua superfície existem estruturas chamadas de papilas gustativas , que são estimuladas por substâncias solúveis na água. Ao serem estimuladas , essas papilas enviam impulsos nervosos ao córtex cerebral através do nervo gustativo. Dessa maneira o cérebro , em outras palavras, você fica informado sobre o gosto dos alimentos que está comendo. Há 4 tipos básicos de sabores que podem ser captados pelas papilas gustativas : doce , o amargo, o salgado e o azedo (ácido). O cheiro e o gosto dos alimentos estão muito associados. Você já deve  ter percebido isto quando ficou resfriado ou com o "nariz entupido". Repita a seguinte experiência com um amigo : mostre-lhe uma maça e uma pêra, perguntando-lhe  qual das duas prefere. Após vendar-lhe os olhos , aproxime do nariz dele e fruta escolhida , e coloque-lhe na boca a fruta que não havia escolhido . Você acha que ele vai notar a troca? Então, experimente.

Anuncios