As estruturas digestivas dos animais organizam-se segundo três tipos básicos: rede de canais , tubo com uma abertura e tubo com duas aberturas.
¤Rede de canais : trata-se de um conjunto de canais interligados que atravessam todo o corpo do animal, por onde circulam água e partículas alimentares , graças ao batimento de células flageladas. O sistema de rede de canais é exclusivo das esponjas.
¤Tubo com uma abertura : nesse tipo de estrutura , a abertura funciona como boca e ânus. É típica dos celenterados , mas encontrada também nos platelmintos , que são bilatérios.
¤Tubo com duas aberturas : nesse tipo de estrutura , uma abertura funciona como boca e outra como ânus. O alimento desloca-se somente em um sentido , da boca para o ânus, ao longo do tubo digestivo , que se diferencia em várias regiões: faringe , esôfago, estômago e intestino. O tubo digestivo com duas aberturas é encontrado em todos os bilatérios , com exceção dos platelmintos.
Os animais podem também ser divididos em dois grupos, com base na abertura embrionária que diferencia a boca:
¤Protostômios : a boca é formada por diferenciação da primeira abertura embrionária (blastóporo) do tubo digestivo. São os platelmintos , asquelmintos , anelídeos , moluscos e artrópodes.
¤Deuterostômios : a boca é formada por diferenciação da segunda abertura embrionária do tubo digestivo. A primeira abertura (blastóporo) dá origem ao ânus. São os equinodermos e todos os cordados.