Saiba Mais

Translate

domingo, 24 de fevereiro de 2019

Retículo Endoplasmático


  Nos eucariontes , a membrana plasmática sofre invaginação , formando um conjunto de canais ao longo do citoplasma. Esse conjunto de canais recebe o nome de retículo endoplasmático. O retículo endoplasmático pode ser considerado uma rede de distribuição, levando material de que a célula necessite , de um ponto qualquer  até o seu ponto de utilização. O retículo endoplasmático tem, portanto , função de transporte. Existem dois tipos de retículo endoplasmático ; liso, ou agranular , e rugoso , ou granular. Esses dois tipos podem ser diferenciados morfologicamente por dois aspectos:

- O retículo endoplasmático rugoso apresenta ribossomos aderidos à sua membrana , dando-lhe o aspecto granular ; os ribossomos não ocorrem no retículo endoplasmático liso.

- as membranas do retículo endoplasmático liso formam sistemas mais tubulares , enquanto as do retículo endoplasmático rugoso formam vesículas , pequenos sacos e canais achatados. Fisiologicamente, esses retículos também são diferentes  : o retículo endoplasmático agranular participa principalmente da síntese de esteróides e de processos de inativação de certos hormônios ; o retículo endoplasmático granular participa da síntese de proteínas, que poderão ou não ser enviadas para o exterior das células (secreções). O retículo endoplasmático rugoso é também denominado ergastoplasma , palavra que se origina do grego" ergozomai", que significa elaborar , sintetizar. Esse tipo de retículo endoplasmático é muito desenvolvido em células com função secretora.

Anuncios