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quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

Kai- Feng , Capital da China no ano 1000


   Entre os séculos X e XI , assistiu-se na China a um processo de urbanização acelerada. No ano 1000, a cidade de Kai-Feng , com seus 80 mil habitantes e suas casas de madeira com divisões e cortinas de bambu, era o melhor exemplo disso. O crescimento da população da capital chinesa foi tão intenso neste período , que logo se construíram novas muralhas para proteger os bairros que se formaram além dos muros já existentes. A cidade tinha duas grandes portas : um ao sul e outra a leste. Kai- Feng era maior do que Changan , a antiga capital , e também muito diferente dela. Enquanto Changan era principalmente um centro administrativo , Kai-Feng desenvolveu-se como um centro comercial, com hospedarias , lojas de comércio e oficinas de artesanato. Nas praças principais viam-se restaurantes finos , onde os mais ricos chegavam de riquixás (cadeirinhas com duas rodas , puxadas por um homem a pé). Já os mais pobres alugavam carroças ou barcos para se locomover , transportar pertences ou comerciar. À noite , as pessoas circulavam livremente pela cidade e se dirigiam aos parques de diversão e casas de espetáculo, onde se apresentavam cantores , bailarinas e acrobatas. Estes parques e casas de espetáculo ficavam abertos até o amanhecer. A orientação no interior da cidade já era feita pelo nome da rua , e não só pelo do bairro. A capital da China no ano 1000 se ligava a outras grandes cidades chinesas por meio de estradas construídas de pedras e tijolos. Nestas estradas era intenso o trânsito de comerciantes , com camelos ou carroças , e de camponeses , com carros de mão. Outra via de comércio eram os rios , constantemente percorridos por veleiros  , que também viajaram para o exterior. Os chineses praticavam a navegação de longa distância ajudados pela bússola, inventada por eles por volta do ano 850.  A China era a maior potência naval do mundo no ano 1000. A China dos Song apostava no comércio marítimo. Navegando na direção sudeste , os grandes veleiros chineses , munidos de seis mastros e doze velas , com capacidade para 1000 homens , iam abarrotados de mercadorias (sedas , porcelanas , papel) até as áreas dominadas pelos comerciantes árabes , como a Índia , e com eles trocavam seus produtos pelos do Ocidente.

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