Saiba Mais

Translate

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2019

Humanos E Outros Animais


   Se compararmos o corpo humano com o de outros animais , veremos que o nosso não é tão capacitado quanto o deles para enfrentar uma série de dificuldades. Como ilustra o arqueólogo australiano Gordon Childe (1892-1957) , não temos , por exemplo, um couro peludo como o do urso para manter o calor corporal em um ambiente frio. O corpo humano também não é excepcionalmente bem-adaptado, como o de alguns animais , à fuga , à autodefesa ou à caça. Por isso , não temos a capacidade de correr como uma lebre ou um avestruz. Não temos a coloração protetora do tigre ou a armadura defensiva da tartaruga ou da lagosta. Não temos asas para voar e poder localizar mais facilmente uma caça.  Faltam-nos o bico, as garras e a acuidade visual do gavião. No entanto, conclui Gordon Childe:  

"O ser humano pode ajustar-se a um número maior de ambientes do que qualquer outra criatura , multiplicar-se  infinitamente mais depressa do que qualquer mamífero superior , e derrotar o urso polar , a lebre , o gavião e o tigre , em seus recursos especiais. Pelo controle do fogo e pela habilidade de fazer roupas e casas , o homem pode viver , e vive e viceja , desde os polos da Terra até o equador. Nos trens e automóveis que constrói   , pode superar a mais rápida lebre ou avestruz . Nos aviões e foguetes pode subir mais alto do que a águia , e , com os telescópios , ver mais longe do que o gavião. Com armas de fogo pode derrubar animais que nenhum tigre ousaria atacar.  Mas fogo , roupas , casas , trens , automóveis , aviões , telescópios e armas de fogo não são parte do corpo do homem. Eles não são herdados no sentido biológico . O conhecimento necessário para sua produção e uso é parte do nosso legado social. Resulta de uma tradição acumulada por muitas gerações e transmitida , não pelo sangue , mas através da linguagem (fala e escrita). A compensação que o homem tem pelos seus dotes corporais relativamente pobre é o cérebro grande e complexo, centro de um extenso e delicado sistema nervoso, que lhe permite desenvolver sua própria cultura. " (A Evolução Cultural do Homem, p. 40-41).

Assim , diferentemente dos outros animais , os humanos não são apenas seres biológicos produzidos pela natureza. São também seres que modificaram o estado d a natureza, isto é, a condição natural das coisas , definidas pela natureza. Isso significa que os humanos são também seres culturais. Esmiucemos um pouco mais o que acabamos de afirmar.

Anuncios