O Reino Monera é formado por organismos procariontes , representados pelas bactérias e algas azuis (cianofíceas). São unicelulares ou coloniais. Como em toda célula procariótica , nesses organismos não há organelas citoplasmáticas delimitadas por membranas e o material nuclear não está envolto pela carioteca. Os Monera possuem parede celular rígida, externa à membrana plasmática. As bactérias podem apresentar as seguintes formas:
¤cocos : bactérias arredondadas, mais ou menos globosas;
¤bacilos : possuem a forma de bastonetes;
¤espirilos : assemelham-se a uma espiral ou saca-rolha;
¤Vibrião: é um caso particular de espirilo, assemelhando-se a um segmento da espiral, ou a uma vírgula: Cocos e bacilos podem, em alguns casos, formar colônias , tais como:
¤diplococos: colônias formadas por vários cocos em fileira;
¤estreptococos: colônias formadas por vários cocos em fileira;
¤tétrades: colônias formadas por quatro cocos;
¤ estafilococos : colônias formadas por vários cocos arranjados de modo semelhante a um cacho de uva;
¤sarcinas : colônias formadas por vários cocos em arranjos cúbicos;
¤diplobacilos: colônias formadas por dois bacilos;
¤estreptobacilos: colônias formadas por vários bacilos em fileira.
As algas azuis são unicelulares , formando frequentemente colônias laminares ou filamentosas. Apesar de estruturalmente semelhantes às bactérias , algas azuis diferem delas por possuírem clorofila a, pigmento encontrado em todos os eucariontes fotossintetizantes . Existem algumas bactérias que realizam fotossíntese , mas nesse caso, o pigmento é denominado bacterioclorofila.
Além da clorofila , as algas azuis possuem outros pigmentos , como a ficocianina (pigmento azul) e a ficoeritrina (pigmento vermelho). Os pigmentos nos Monera estão associados a um sistemas de membranas internas na célula, porém não há formação de nenhuma organela citoplasmática definida.