Saiba Mais

Translate

domingo, 17 de fevereiro de 2019

A Fé Guiava O Caminho Da Razão


  "Não se esqueça de que antes dele , quando se estudava o texto de um autor antigo, o comentador ou o copista , quando encontravam algo que não concordava com a religião revelada, ou apagavam as frases "errôneas" ou as assinalavam em sentido dubitativo , para pôr em guarda o leitor , ou as deslocavam para a margem. O que faz Tomás, por sua vez? Alinha as opiniões divergentes , esclarece o sentido de cada uma , questiona tudo , até o dado da revelação, enumera as objeções possíveis, tenta a mediação final. Tudo deve ser feito em público , como pública era justamente a disputa na sua época : entra em função o tribunal da razão.  Que depois, lendo com atenção , se descubra que em cada caso o dado de fé acabava prevalecendo sobre qualquer outra coisa e guiava o deslindar da questão, ou seja , que Deus  e a verdade revelada precediam e guiavam o movimento da razão laica, isso foi esclarecido pelos mais agudos e aficionados estudiosos tomistas , como Gilson. Nunca ninguém disse que Tomás era um Galileu. Tomás simplesmente fornece à Igreja um sistema doutrinário que  a concilia com o mundo natural . [...]  Antes dele se afirmava que o espírito de Cristo não reina onde vive o espírito de Aristóteles', em 1210 estão ainda proibidos os livros de filosofia natural do filósofo grego , e as proibições continuam nas décadas seguintes enquanto Tomás manda traduzir esses textos por seus colaboradores e os comenta. Mas em 1255 toda a obra de Aristóteles está liberada."

(Eco, Viagem na irrealidade cotidiana , p. 335-336 e 339-340; intertítulos criados pelos autores).


Anuncios