Em relação aos tipos de ciclos reprodutores, as plantas podem ser :
a) Haplonte ou Haplobionte : os indivíduos são haploides , ou seja , possuem apenas um lote de cromossomos. São representados pela leta n. Algumas células desses indivíduos diferenciam-se em gametas (haploides) que , quando liberados da planta , podem unir-se dois a dois através da fecundação, originando uma célula ovo ou zigoto, com 2n cromossomos (diploide). Esse zigoto sofre meiose, originando 4 células haploides (n). Estas sofrem várias divisões mitóticas , formando um novo indivíduo haploide , que reinicia o ciclo. Nas plantas com esse tipo de ciclo de vida a meiose é zigótica ou inicial. Esse ciclo ocorre em algumas algas.
B) Diplonte ou Diplobionte : os indivíduos do ciclo são diploides. Produzem gametas haploides por meiose , ocorre a fecundação que dá origem a zigoto diploide, que , por mitoses sucessivas , dará origem a outro indivíduo diploide , que reiniciará o ciclo. A meiose , nesse caso , é gamética ou final. Este ciclo também ocorre em algas.
C) Haplonte-Diplonte ou Haplodiplobionte : em um mesmo ciclo de vida há alternância de uma fase de indivíduos diploides com uma fase de indivíduos haploides. Fala-se em alternância de geração ou metagênese. Nos indivíduos diploides , em estruturas especializadas , algumas células sofrem meiose dando origem a células haploides que se diferenciam em esporos. Estes são liberados da planta e, ao se fixarem em local adequado, darão origem a indivíduos haploides , através de várias divisões mitóticas. Algumas células desses indivíduos haploides diferenciam-se em gametas, células haploides . Estes podem sofrer fecundação , originando um zigoto diploide que , por mitoses sucessivas , dará origem a indivíduos diploide , reiniciando o ciclo . Nesse caso , a meiose é espórica ou intermediária. Nesse ciclo de vida , há alternância de uma fase com indivíduos diploides , que formam esporos haploides através de meiose, com uma fase de indivíduos haploides que produzem gametas por diferenciação celular. Os indivíduos diploides , por produzirem esporos, são denominados esporófitos e os indivíduos haploides , por produzirem gametas , são denominados gametófitos. Esse ciclo de vida ocorre em algas e em todas as briófitas , pteridófitas , gminospermas e angiospermas . Nas algas que possuem alternância de geração, as fases gametofítica e espofitica podem ser igualmente bem desenvolvidas e independentes uma da outra , sendo que em alguns casos não há diferenças morfológicas entre indivíduos diploides e haploides, a não ser em suas estruturas reprodutoras. Nas briófitas , a fase gametofítica é a mais desenvolvida e a esporofídica desenvolve-se sobre a planta haploide , dependendo dela para sua nutrição. Nas pteridófitas a fase mais desenvolvida é a esporofítica, que é independente da fase gametofítica , bastante reduzida. Nas gimnospermas e especialmente nas angiospermas , a fase gametofítica atinge o máximo de redução , não se verificando mais alternância típica de geração, pois não se formam mais indivíduos haploides bem caracterizados.