Saiba Mais

Translate

segunda-feira, 1 de abril de 2019

Principais Sermões De Padre Vieira


¤ "Sermão pelo Bom Sucesso das Armas de Portugal contra as de Holanda" (1640). Os holandeses cercavam a cidade de Salvador. Vieira , com apenas 32 anos, prega o que talvez seja o seu mais ousado e impressionante sermão , diante de uma população amedrontada , na Igreja de Nossa Senhora da Ajuda. E o pregador , em vez de se dirigir à platéia , pala ao próprio Deus , exigindo dele a proteção para o seu povo : "Acordai, Senhor , por que dormis? " (Salmo 43).

¤ "Serão do Mandato" (1650): sobre o amor místico de Cristo , é um de seus mais belos e mais perfeitos sermões.

¤ "Sermão de Santo Antônio Aos Peixes" (1654). Pronunciado no Maranhão , no auge da luta dos jesuítas contra a escravização dos índios pelos colonizadores. Vieira demonstra sua veia satírica , representando os vícios dos colonos nos comportamentos das diversas espécies de peixes.

¤ "Sermão da Sexagésima" (1655). Quando Vieira estava no Maranhão , fez uma breve viagem a Portugal , onde obteve a Lei da Liberdade dos Índios e pronunciou , na Capela Real , esse que é considerado seu mais importante sermão : uma crítica monumental ao estilo barroco , sobretudo ao Cultismo. (Sexagésima era , no calendário da Igreja Católica , o segundo domingo antes do primeiro da quaresma , ou seja , aproximadamente sessenta dias antes da Páscoa.)


Anuncios