Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Antônio de Castro Alves (1847-1871)


Autor de uma das obras mais importantes do nosso Romantismo, Castro Alves tornou-se também um dos mais populares e dos mais queridos poetas do Brasil. Sua vida foi tão efêmera quanto intensa e brilhante . Nasceu na Bahia e estudou Direito em Recife e São Paulo. Já era famoso quando, aos vinte e dois anos (1869), teve que amputar um pé , em consequência de um acidente de caça . Em 1871 voltou à Bahia , onde morreu , vitimado pela tuberculose.  Três temas básicos - a natureza , o amor e a problemática social - dominam o conjunto de sua obra :

¤ O gosto pelos passeios a cavalo e pelas caçadas nas matas reflete-se na poesia descritiva da natureza:

"O Poeta trabalha! ... A fronte pálida
Guarda talvez fatídica tristeza...
Que importa? A inspiração lhe acende o verso
Tendo por musa - o amor e a natureza."

¤As aventuras amorosas , algumas imaginárias , outras verdadeiras - como a Idalina , sua primeira amante , ou com Eugênia Câmara , atriz portuguesa quarentona e feia , grande paixão do poeta - , inspiraram o lirismo de fortes tons eróticos:

"Teu seio é vaga dourada
Ao tíbio clarão da lua,
Que, ao murmúrio das volúpias,
Arqueja, palpita nua ;"

"Como é doce , em pensamento,
Do teu colo no langor
Vogar, naufragar , perder-se
O Gondoleiro do amor!?"

¤ A participação na campanha abolicionista forneceu ao poeta o principal tema de sua obra e o transformou no "poeta dos escravos". Seus poemas de temática social são caracterizados pela exaltação e pelo tom retórico , destinados à leitura em voz alta para emocionar e convencer as plateias.  Esse estilo arrebatado é chamado de "condoreirismo" - o condor constitui um de seus símbolos preferidos e representa a liberdade. Destacam-se , na temática social , os poemas "O navio negreiro", "Vozes d'África".

Outras obras : Espumas flutuantes , única obra publicada em vida , 1870 ; Gonzaga ou a Revolução de Minas (drama histórico, 1875) ; Os escravos ; Cachoeira de Paulo Afonso (poemeto narrativo).


Anuncios