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quinta-feira, 25 de abril de 2019

Verdade Intersubjetiva


O conceito de verdade também se modifica em função dessa nova perspectiva. Habermas propõe o entendimento da verdade não mais como uma adequação do pensamento à realidade , mas como fruto da ação comunicativa ; não como verdade subjetiva , mas como verdade intersubjetiva (entre sujeitos diversos) , que surge do diálogo entre os indivíduos. Nesse diálogo  aplicam-se algumas regras, como a não contradição , a clareza de argumentação e a falta de constrangimentos de ordem social. Razão e verdade deixam, assim, de constituir conteúdos ou valores absolutos e passam a ser definidos consensualmente. E sua validade será tanto maior quanto melhores forem as condições nas quais se dê o diálogo , o que se consegue com o aperfeiçoamento da democracia.  O pensamento de Habermas incorpora e desenvolve reflexões propostas pela filosofia da linguagem . A ênfase dada por ele à razão comunicativa pode ser entendida como uma maneira de tentar "salvar" a razão, que teria chegado a um beco sem saída . Assim , se o mundo contemporâneo é regido pela razão instrumental , conforme denunciaram os filósofos que o antecederam na Escola de Frankfurt , para Habermas caberia à razão comunicativa , enfim , o papel de resistir a e reorientar essa razão instrumental.

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