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domingo, 28 de abril de 2019

Filosofia e História Para Hegel

A história , para Hegel, é o desdobramento do espírito objetivo. Vejamos por quê. O espírito objetivo é a realização da liberdade humana na sociedade. Manifesta-se no direito , na moralidade e na "eticidade" , englobando família , sociedade e Estado. O Estado político é o momento mais elevado do espírito objetivo , de tal forma que o indivíduo só existe como membro do Estado, conforme afirma o filósofo em Princípios da Filosofia do Direito. A história seria , portanto, o desdobramento do espírito no tempo. A filosofia da história deve captar o movimento histórico não como momentos estanques , mas do ponto de vista da razão, do absoluto . Desse ponto de vista , a história é uma contínua evolução da ideia de liberdade , que se desenvolve segundo um plano racional. Assim, para Hegel, os conflitos , as guerras , as injustiças , as dominações de um povo sobre outro deveriam ser compreendidos como contradições , como momentos negativos que funcionam como mola dialética que move a história . Nos termos da dialética hegeliana , esses momentos seriam a antítese , que se contrapõe à tese , fazendo surgir uma etapa superior , que seria a síntese. Assim, se para Hegel , como vimos antes , tudo que é real é racional, e tudo que é racional é real, todas as coisas existentes , mesmo as piores , fazem parte de um plano racional e , portanto , têm um sentido dentro do processo histórico. Esse conceito hegeliano recebeu inúmeras críticas , já que pode levar a um certo conformismo ou a passividade diante das injustiças sociais.

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