Saiba Mais

Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Partenogênese Diplóide



Por um racioncínio direto , poderíamos concluir que todo indivíduo partenogenético  deveria ser haplóide , uma vez que é formado graças à multiplicação de uma célula haplóide - o óvulo . No entanto , a observação prática mostrou que , mais comumente , os indivíduos partenogenéticos são diplóides . Há diferentes explicações para esse fato:
1ª- Na formação do óvulo , não ocorreria uma meiose , mas sim uma mitose comum . O óvulo formado seria , então , diplóide. 
2ª- O óvulo se formaria por meiose e seria , inicialmente , haplóide . Mas , antes de concluir sua formação , ele sofreria fusão com um dos glóbulos polares , também haplóide , do que resultaria uma constante cromossômica diplóide do gameta maduro.
3ª- O óvulo seria haplóide , mas , antes de realizar a sua primeira segmentação , sofreria uma endomitose, isto é , uma mitose interrompida no fim da metáfase , quando a constante cromossômica está duplicada . Não haveria a disjunção dos cromossomos para as células-filhas, pois o óvulo "abortaria" a sua divisão , permanecendo diplóide . Algum tempo depois , retornaria ao início de uma nova mitose , mas já com 2n cromossomos. 


Anuncios