Saiba Mais

Translate

sábado, 27 de abril de 2019

Reforma da Sociedade


Tendo Comte nascido e vivido  na França pós-revolucionária , a questão social não poderia deixar de ser importante em sua reflexão. De fato, um dos temas centrais de sua obra filosófica é necessidade de uma reorganização completa da sociedade. Nessa tarefa , ele próprio pretendeu desempenhar o papel de reformador universal "encarregado de instituir a ordem de uma maneira soberana" (Verdenal , A filosofia positiva de Augusto Comte , Châtelet, História da Filosofia , v. 5 , p. 215). Essa reconstrução da sociedade consistia para Comte , na regeneração das opiniões (ideias) e dos costumes (ações) humanos. Tratava-se , portanto , de uma reestruturação intelectual dos indivíduos e não de uma revolução das instituições sociais, como propunham filósofos socialistas franceses de sua época , a exemplo de Saint-Simon (1760-1825) - de quem Comte havia sido secretário particular - , Fourier (1772-1837) e Proudhon (1809-1865).  A reforma da sociedade proposta pelo filósofo deveria obedecer aos seguintes passos : reorganização intelectual , depois moral e , por fim , política . Segundo ele , a Revolução Francesa destruiu uma série de valores importantes da sociedade tradicional europeia , não sendo capaz , entretanto , de impor novos e permanentes valores para a emergente sociedade burguesa. E nisso residia a grande tarefa a ser desempenhada pela filosofia positiva : restabelecer a ordem na sociedade capitalista industrial. Em relação aos conflitos entre proletários e capitalistas , Comte assumiu uma posição considerada conservadora. Defendendo a legitimidade da exploração industrial, concordava com a divisão das classes sociais e considerava indispensável à existência dos empreendedores capitalistas e dos operadores diretos , o proletariado.  Para os trabalhadores , defendia um tipo de doutrinação positivista destinada a confirmar a necessidade dos trabalhos práticos e mecânicos , inspirando   

"[...] o gosto por eles , quer enobrecendo seu caráter habitual , que adoçando suas consequências penosas. Conduzindo , de resto, a uma sadia apreciação das diversas posições sociais e das necessidades correspondentes , predispõem a perceber que a felicidade real é compatível com todas e quaisquer condições , desde que sejam desempenhadas com honra e aceitas convenientemente."  (Discurso sobre o espírito positivo , p. 85).

Nos últimos quinze anos de sua vida, Comte decidiu criar uma nova seita religiosa , denominada Religião da Humanidade. A deusa dessa religião tinha os traços de sua amada Clotilde de Vaux , e os "santos" eram  pensadores como Dante , Shakespeare , Galileu , Adam Smith etc.  Elaborou também o Catecismo Positivista , destinado a difundir os princípios religiosos da nova seita. Nova obra , explicitou o que havia ficado oculto ou pouco evidenciado nos trabalhos anteriores : suas concepções dogmáticas , autoritárias e conservadoras.

Anuncios