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segunda-feira, 29 de abril de 2019

Nominalismo


Por sua vez , os defensores do nominalismo sustentavam a tese de que os termos universais , tais como beleza e bondade , não existiram em si mesmos , pois seriam somente palavras , sem existência real . Para os nominalistas , o que há são apenas os seres singulares , e o universal não passa , portanto , de um nome , uma convenção. Essa era a posição do filósofo francês Roscelin de Compiègne (1050-1120) , autor segundo o qual só existira a individualidade - logo , anulam-se os termos universais . Roscelin também negava que Deus pudesse ser uno e trino ao mesmo tempo, porque , para ele , cada pessoa da trindade seria uma individualidade separada. Entre essas duas posições contrárias surgiu uma terceira , o Realismo Moderado , sustentado por Pedro Abelardo (1079-1142) . Para esse filósofo , só existiriam as realidades singularidades , mas seria possível buscar semelhanças entre os seres individuais , por meio da abstração, de maneira tal a gerar os conceitos universais. Esses conceitos não seriam , de acordo com Abelardo , nem entidades metafísicas (posição do realismo) nem palavras vazias (posição do nominalismo) , e sim discursos mentais , categorias lógico-linguísticas que fazem a mediação , a ligação entre o mundo do pensamento e o mundo do ser . A importância da questão dos universais está não só no avanço que essa discussão possibilitou em relação à busca do conhecimento da realidade , mas também porque , através dela alcançou-se um ato nível de desenvolvimento lógico-linguístico. Isso propiciou o fortalecimento de uma razão autônoma em relação à teologia , já por volta do século XII. A filosofia de Tomás de Aquino (1226-1274) - o tomismo- parece ter nascido com objetivos claros : não contrariar a fé. De fato, sua finalidade era organizar um conjunto de argumentos para demonstrar e defender as revelações do cristianismo. Assim, Tomás de Aquino reviveu em grande parte o pensamento aristotélico em busca de argumentos que explicassem os principais aspectos da fé cristã . Enfim , fez da filosofia de Aristóteles um instrumento a serviço da religião católica , ao mesmo tempo em que transformou essa filosofia numa síntese original.

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