Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 19 de abril de 2019

Fenômeno Universal


Afirmar que a arte é um fenômeno social não significa reduzi-la a mero produto de condicionamento históricos e ideológicos. Não há dúvida de que esses condicionamentos existem e atuam sobre o artista , porém , na realização da obra de arte , todos os elementos que a envolvem precisam ser resolvidos artisticamente, isto é , traduzidos em termos de criação estética. É nessa criação que reside o valor essencial de toda grande obra de arte. Ocorre nela uma espécie de rompimento com o tempo imediato e um encontro do ser humano com a eternidade. Pela criação estética , a obra tende a se universalizar , a permanecer viva através dos tempos , anunciando uma mensagem artística que , independentemente de seu conteúdo ideológico , expressa profunda sensibilidade. Por isso, é capaz de atrair pessoas de diferentes países , culturas ou sociedades. Como escreveu o filósofo austríaco Ernst Fischer (1899-1972):

"Toda arte é condicionada pelo seu  tempo e representa a humanidade em consonância com ideais e aspirações , as necessidades e as esperanças de uma situação história particular. Mas , ao mesmo tempo, a arte supera essa limitação e , dentro do momento histórico, cria também um momento de humanidade que promete constância no desenvolvimento ." (A necessidade da arte , p.17).


 Assim, as circunstâncias particulares presentes na criação artística unem-se , harmoniosamente , a elementos de universalidade, que penetram profundamente no espírito humano , gerando um sentido de permanente fascínio.



Anuncios