Saiba Mais

Translate

sexta-feira, 26 de abril de 2019

As Orações Adjetivas Nos Textos


Nos textos , o emprego adequado dos dois diferentes tipos de orações adjetivas é fundamental para determinar com precisão o sentido dos enunciados e também para evitar possíveis contradições e incoerências no que se diz. Suponha , por exemplo, que , a respeito de uma crise em um clube de futebol , dois jornais publiquem o seguinte:

¤JORNAL A : "Os jogadores que foram criticados pelo técnico pretendem sair do clube."

¤JORNAL B: " Os jogadores, que foram criticados pelo técnico, pretendem sair do clube.

O jornal A faz uso de uma oração adjetiva restritiva (observe a ausência de vírgulas), e assim, informa aos leitores que nem todos os jogadores foram criticados; somente alguns deles é que foram e somente estes pretendem deixar o clube. O jornal B traz uma notícia diferente , pois , ao das vírgulas), informa que todos os jogadores foram criticados pelo técnico e todos pretendem deixar o clube. Há casos , no entanto, em que a relação de sentido estabelecida entre o substantivo (ou pronome) e a oração adjetiva torna obrigatória a presença das vírgulas. Veja, por exemplo, este período :

A Terra , que é um planeta do sistema solar , tem cerca de 4,6 bilhões de anos. Nesse caso, como não existe outra Terra em outro sistema planetário , a oração só pode mesmo ser adjetiva explicativa e precisa , portanto, ficar entre vírgulas. 

-Complemento teórico

As orações subordinadas adjetivas, tal como ocorre com as subordinadas substantivas , também podem apresentar-se na forma desenvolvida ou reduzida.

¤Forma desenvolvida - a oração é introduzida por um pronome e apresenta o verbo flexionado, isto é , conjugado. ¤Forma reduzida : a oração não é iniciado por pronome relativo e apresenta o verbo em uma forma nominal (infinitivo, gerúndio ou particípio).

Anuncios