Saiba Mais

Translate

segunda-feira, 22 de abril de 2019

Causas Gerais da Revolução Russa


No decorrer de todo o século XIX , a Rússia  foi governada por monarquias absolutistas , comandadas pelos czares . Vejamos como se desenvolveu o governo dos três últimos czares russos:

1ª- Alexandre II (1858-1881): Procurou o absolutismo do regime , tentando modernizar o país através de medidas , como , por exemplo : suspensão da censura a livros e à imprensa , concessão de maior autonomia às províncias do império e abolição da servidão agrária e dos castigos corporais . Essa política encontrou forte oposição dos aristocratas conservadores. Em 1881 , o czar foi assassinado.

2ª- Alexandre III (1881-1894) :  Influenciado pelas forças conservadores , Alexandre III retomou o antigo vigor do regime absolutista. Através da política  controlava os setores educacionais , a imprensa e os Tribunais de Justiça. Impedidos de protestar contra as injustiças , camponeses e operários foram duramente explorados pelos poderosos.

3ª- Nicolau II (1894-1917) : Aproximando a Rússia da França , Nicolau II  ativou o desenvolvimento capitalista do seu país, através de medidas como: início da exploração do petróleo , implantação de estradas de ferro e implantação da indústria siderúrgica . Com a entrada da Rússia na fase da industrialização , ampliou-se a classe operária urbana , que , nesse período era extremamente explorada em seu trabalho. 

Durante o reinado de Nicolau II , foram organizados partidos políticos marxistas , que se dividem em dois grupos básicos:

1ª- Os mencheviques: Liderados por Georgi Plekhanov , defendiam que os trabalhadores poderiam conquistar o poder participando normalmente das atividades políticas (mencheviques significa minoria).

2ª- Os bolcheviques : Liderados por Vladimir Llitch Ulianov (1870-1924) , mais conhecido como Lenin , defendiam que os trabalhadores só chegariam ao poder pela luta revolucionária (bolcheviques significa maioria). Lev Bronstein , mais conhecido como Trotski , destacou-se como grande líder dos bolcheviques. 

A situação social e econômica da Rússia foi profundamente agravada com a participação do país:

1ª- Na guerra contra o Japão (1904-1905): Russos e japoneses lutaram pela disputa de territórios na China . A Rússia foi derrotada nessa guerra e o regime político do czar ficou internamente ameaçado;
2ª- Na Primeira Guerra Mundial (1914-1918): Ainda abatida pela derrota sofrida junto ao Japão , a Rússia envolveu-se em outro conflito , sofrendo grandes derrotas por parte dos alemães. Greves , revoltas e caos econômicos espalhavam-se pela Rússia . Nicolau II , tentando controlar a agitação que dominava o país , convocou o Parlamento (Duma) , que se instalou em 1906. Mas o processo de decadência do regime czarista parecia irreversível . Em 15 de março de 1917 , o conjunto das forças políticas de oposição depôs o czar Nicolau II, iniciando o período da Revolução Russa.

Anuncios