Saiba Mais

Translate

segunda-feira, 29 de abril de 2019

Mito da Ciência

Apesar dessas novas percepções , para a sociedade em geral a ciência ainda é um mito. O pensador brasileiro Rubem Alves (1933) chama a atenção para o perigo de mitificar a ciência e os cientistas. Ele afirma:

" O cientista virou um mito. E todo mito é perigoso , porque ele induz o comportamento e inibe o pensamento. Este é um dos resultados engraçados ( e trágicos) da ciência. Se existe uma classe especializada em pensar de maneira correta ( os cientistas) , os outros indivíduos são liberados da obrigação de pensar e podem simplesmente fazer o que os cientistas mandam. " (Filosofia da ciência, p. 11)

Ao fazer essa observação , Rubem Alves propõe algumas questões em relação ao conhecimento cientifico e ao poder que esse conhecimento adquiriu na sociedade contemporânea . A primeira diz respeito à diferença entre o conhecimento científico e o conhecimento comum , isto é, o senso comum , da maioria das pessoas : será o conhecimento cientifico superior? A segunda concerne ao estatuto do conhecimento científico , encarado como modo de pensar correto : será a ciência sempre correta , perfeita , absoluta? Finalmente , a terceira refere-se propriamente ao poder que o saber cientifico confere a quem o detém , o poder de induzir o comportamento das pessoas e autoproclamar-se conhecer da verdade sobre determinados assuntos: será o cientista neutro?




Anuncios