Saiba Mais

Translate

segunda-feira, 1 de abril de 2019

O Sermão da Sexagésima


1. EXÓDIO ou INTRODUÇÃO

¤ O Tema do "Sermão da Sexagésima" é a "Parábola do Semeador" , tirada do Evangelho segundo São Lucas : um semeador espalhou as sementes , que caíram pelo caminho, pelas pedras ou entre os espinhos . Apenas parte delas caiu em terra boa.

¤Na EXPOSIÇÃO , Vieira pergunta : "Se a palavra de Deus é tão poderosa ; se a palavra de Deus tem hoje tantos pregadores , por que não vemos hoje nenhum fruto da palavra de Deus ?" E explica que: "Esta tão grande e tão importante dúvida será a matéria do sermão".

2. Na DEMONSTRAÇÃO, vieira examina cuidadosamente todas as possíveis causas da ineficiência dos sermões. A  culpa seria ou de Deus , ou dos ouvintes , ou do pregador . Depois de eliminar as duas primeiras possibilidades , conclui que a culpa é do pregador. Vieira passa então a examinar a culpa do pregador , considerando sua PESSOA , sua CIÊNCIA, a MATÉRIA e o Estilo de seus sermões e sua VOZ. Ao analisar o estilo, Vieira faz uma crítica veemente ao Cultismo , que considera afetado e obscuro.

3. Vieira diz na CONCLUSÃO : "Semen est verbum Dei." Sabeis , cristãos , a causa por que se faz  hoje  tão pouco fruto com tantas pregações? É porque as palavras dos pregadores são palavras mas não são palavras de Deus".

Anuncios