Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 17 de abril de 2019

Reprodução Nos Protistas (Protozoários)



O padrão reprodutivo mais frequente entre os protozoários é o assexuado . Os principais tipos de reprodução assexuada que ocorrem nesse grupo são:

1ª- Divisão binária (ou cissiparidade ou bipartição) : uma célula inicial sofre divisão mitótica dando origem a duas células-filhas semelhantes à célula que lhes deu origem . É o tipo mais comum de reprodução em todos os protozoários.

2ª- Divisão múltipla ou esquizogonia : em uma célula inicial o núcleo sofre várias divisões mitóticas. Terminadas as divisões nucleares , cada núcleo recebe parte do citoplasma e forma-se uma membrana plasmática envolvente , dando origem a várias células-filhas de pequeno tamanho , que são liberadas. Esse tipo de reprodução ocorre durante o ciclo de vida de muitos esporozoários. 

3ª- Esporogonia : esse tipo de reprodução é característico dos esporozoários , tendo sido esse processo o responsável pelo nome do grupo . Na esporogonia formam-se várias células que lembram esporos, por isso denominadas esporozoítos. Esse tipo de reprodução ocorre logo após a formação do zigoto durante o ciclo reprodutivo dos esporozoários . O zigoto sofre geralmente um encistamento e , invariavelmente , uma divisão meiótica , dando origem a quatro esporozoítos com metade do número de cromossomos do zigoto . Essas células multiplicam-se por mitoses sucessivas , dando origem a muitos outros esporozoítos , que , finalmente , são  eliminados. 

4ª- Encistamento : processo frequente encontrado nos protozoários , principalmente parasitas e de água doce . No encistamento , o protozoário secreta um envoltório protetor , formando , assim , um cisto resistente que capacita o animal a enfrentar condições desfavoráveis do meio. No interior do cisto , o protozoário permanece inativo ou , como ocorre em alguns casos , pode sofrer divisões . A formação de cistos permite  a propagação das espécies. 

A reprodução sexuada ocorre em algumas espécies. Nestes casos , gametas masculinos e femininos fundem-se , dando origem a um novo indivíduo . Geralmente um indivíduo sofre meiose , originando quatro gametas haploides . Em alguns casos , no entanto , como acontece em muitos flagelados e esporozoários , a meiose  ocorre após a formação do zigoto , dando origem a células haploides que somente depois de algumas modificações se transformam em gametas. Nos ciliados a reprodução sexuada pode ocorrer através de um processo chamado conjugação. Não há formação de gametas  distintos : dois indivíduos unem-se e trocam seus núcleos.  

Anuncios