O homem medieval não buscava as grandes multidões urbanas , aceitava a dispersão da sociedade agrária e procurava uma união intimista com Cristo. Os mais santos procuravam a solidão , uma vida de "monakos" - "isolamento" em grego. O devoto abandonava as cidades para salvar sua alma. Nos mosteiros , esses eremitas se reuniam num esforço de servir a Deus. Não importava a desordem do mundo exterior , no interior dos mosteiros imperava a serenidade. A arquitetura desses locais exprimia , de um lado , a busca do isolamento e , de outro , as necessidades de uma época conturbada , de invasões e pilhagens. Um recinto fechado , que oferecia proteção, segurança , durabilidade e espaço para a meditação , para a busca interior. Dentro desses mosteiros estabeleceram-se ligações com a cultura da Antiguidade. O latim era utilizado nas conversas diárias e as práticas da medicina grega eram preservadas. Ali também os livros da literatura clássica escritos em papiros estão em alto grau de decomposição eram transferidos por incansáveis copistas para pergaminhos mais resistentes. Monges copistas reproduziam minuciosamente os livros sagrados e as obras de alguns filósofos gregos , cujo pensamento era considerado compatível com a doutrina oficial do cristianismo. O trabalho de copista era uma dura provação para o corpo. Um monge gastava um ano de trabalho para fazer uma cópia da Bíblia . Dores na vista , na coluna , no peito , no ventre , nos rins eram o preço a ser pago para salvar a palavra de Deus. Com as cidades em decadência, os mosteiros eram e continuavam a ser os centros culturais até o renascimento das cidades. Instruindo os camponeses nos métodos aperfeiçoados de agricultura , a partir dos conhecimentos da Antiguidade , os monges foram em parte responsáveis pela recuperação de terras que haviam sido negligenciadas ou devastadas pelas grandes invasões. Para o espírito medieval , a dedicação do monge a Deus , sua pobreza , sua contemplação , representavam a forma mais expressiva do modo de vida cristão. Considerando os monges como soldados na guerra contra a heresia , o papado protegeu os mosteiros e estimulou sua disseminação.