Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 31 de julho de 2019

Nível Trófico


O nível trófico retrata o acervo biótico conservando semelhantes hábitos alimentares envolvendo o grau de nutrição a que pertence uma espécie ou mesmo um indivíduo , da qual indica o passo de energia entre os seres vivos presentes na cadeia ou teia alimentar. Nós observamos as relações de alimentação existentes entre os seres vivos quando analisamos uma cadeia alimentar . Com isso, reparamos a transferência de energia alimentar de um ser vivo para com outro. É possível avistar diferentes níveis tróficos  presentes nas teias ou cadeias alimentares. 

Três níveis tróficos importantes perduram no ecossistema:

• Produtores são aqueles que reúnem o total de seres habilitados de autotrofia . Esses são eficientes na produção de seu próprio alimento . Com isso, recebem o nome de autotróficos . Os organismos produtores são a égide da teia alimentar e assim esmeram-se no primeiro nível trófico. Nesses grupos são encontrados organismos como algas e plantas . Estes seres vivos desempenham a  fotossíntese ou quimiossíntese e com isso arrecadam seu alimento. 

• Consumidores : Estes são organismos são vivificados ao consumirem produtores e outros consumidores e geralmente são heterotróficos . Em  outras palavras, são organismos incapazes de realizarem seu próprio alimento e que carecem da ingestão de matéria orgânica para fabricar a energia necessária para o desempenho de suas atividades. Estes podem ser: 

× Consumidores de Primeira Ordem (primários) : Quando alimentam-se de produtores.

× Consumidores de Segunda Ordem (Secundários) : São aqueles que se alimentam de consumidores de segunda ordem.

• Decompositores : Estes alimentam-se de restos das plantas e animais e também são responsáveis por ressarcir  minerais e nutrientes para o ambiente dos quais irão servir para produtores mais uma vez e assim concluem o ciclo. Organismos decompositores também são organismos heterotróficos mas diferenciam-se dos consumidores por corporificarem o processo de decomposição. As bactérias e fungos destacam-se entre os principais decompositores e assim conseguem garantir  que importantes nutrientes contidos nos restos de seres vivos sejam devolvidos ao ambiente. 



Anuncios