Retornamos ao nosso objeto de estudo nesta parte. As interrogações sobre o que é o ser humano e o que significa ser humano concentraram a atenção de pensadores de todas as épocas, o que permitiu que nosso tema fosse analisado sob diversos ângulos, além do biológico e do cultural. No entanto, como veremos, essa distinção ou contradição entre natureza e cultura , de diferentes maneiras e em diversas épocas , conforme a ênfase que cada pensador tenha colocado no aspecto natural ou cultural. Estudaremos em seguida algumas abordagens consideradas referenciais dentro da história da filosofia.
× Constituição Essencial
Vejamos três concepções clássicas sobre a natureza humana, isto é , sobre a constituição essencial do ser humano, conformando, portanto, uma espécie de "antropologia metafísica". Comecemos por duas delas , formuladas na Grécia Antiga.
× Concepção Platônica
Conforme estudamos anteriormente , no pensamento de Platão o ser humano é entendido como essencialmente alma , imortal e preexistente ao corpo. A união da alma com o corpo seria acidental , e o corpo limitaria a alma humana como se fosse uma prisão. Platão também concebia a alma dividida em três partes distintas , que se relacionam entre si : alma concupiscente (vinculada aos desejos) , alma irascível (vinculada às paixões) e alma racional (vinculada ao conhecimento) .
Também tem a concepção cartesiana (como já estudamos) e a concepção aristotélica (que estudamos também).