Saiba Mais

Translate

sábado, 6 de julho de 2019

Michael Foucault


Segundo Michel Foucault (1926-1984), as sociedades modernas apresentam uma nova organização do poder que se desenvolveu a partir do século XVIII . Nessa nova organização , o poder não se concentra apenas no setor político e em suas formas de repressão, pois está disseminado pelos vários âmbitos da vida social. Para esse filósofo , o poder fragmentou-se em micropoderes e tornou-se muito mais eficaz. Assim, sem se deter apenas no macropoder concentrado no Estado, Foucault analisou esses micropoderes que se espalham pelas mais diversas instituições da vida social. Isto é , os poderes exercidos por uma rede imensa de pessoas que interiorizam e cumprem as normas estabelecidas pela disciplina social - os pais , os porteiros , os enfermeiros , os professores , as secretárias, os guardas , os fiscais etc. . Adotando essa perspectiva de análise , conhecida como microfísica do poder , afirma que "o poder está em toda parte, não porque englobe tudo" e sim " porque provém de todos os lugares".  Na vida cotidiana , segundo o filósofo , esbarramos mais com os guardiões dos micropoderes - os pequenos donos dos poderes periféricos - do que com os detentores dos macropoderes. Em seu livro "Microfísica do Poder" , Foucault explica :

"Por dominação eu não entendo o fato de uma dominação global de um sobre os outros , ou de um grupos sobre outro , mas as múltiplas formas de dominação que se podem exercer na sociedade." (p. 181).

Seu objetivo , como filósofo , foi o de colocar à mostra estruturas veladas de poder , tendo por inspiração Nietzche. Tanto quanto este , Foucault afirmou a relação entre saber e poder . Em suas palavras :


"Vivemos em uma sociedade que em grande parte marcha 'ao compasso da verdade' - ou seja , que produz e faz circular discursos que funcionam como verdade , que passam por tal e que detêm , por esse motivo , poderes específicos. (Microfísica do poder . P. 231)" .

Anuncios