Saiba Mais

Translate

terça-feira, 23 de julho de 2019

Endocitose


O processo da qual a membrana plasmática passa por invaginação com desígnio de absorver para a célula as importantes macromoléculas que manterão o funcionamento celular chama-se endocitose.  Essas invaginações são dobras da própria membrana em direção ao interior da célula. Esse processo acontece em organismo unicelulares e também  nos multicelulares. Nos unicelulares , a endocitose é fundamental para realizar a nutrição desse tipo de célula. Desta forma, a endocitose atua como a principal maneira de obter alimento em favorecimento desses organismos. Já nos organismos multicelulares , os resultados da endocitose são mais simples comparados ao exemplo anterior. Isso se dá pelo motivo de que os multicelulares possuem uma digestão extracelular e as células não funcionam como garantia de nossa nutrição . Contudo, a endocitose tem como principal função a realização da defesa , como é o caso dos glóbulos brancos . Os glóbulos brancos captam partículas ou organismos estranhos e quaiquer invasores. 

Há três formas principais de Endocitose :

• Pinocitose | É o nome dado ao processo do qual a célula engloba partículas pequenas ou gotículas líquidas por meio de canalículos que fazem  aprofundamento nela própria .

• Fagocitose | É o nome dado ao processo que certas células englobam grandes partículas sendo auxiliadas por pseudópodes.

• Endocitose Mediada Por Um Receptor | Nome dado ao processo que consiste na anexação de uma molécula extracelular  num receptor de
na membrana celular. Assim, estes receptores, que são constituídos pela membrana, muitas vezes estão ligados  à proteína no citoplasma cujo nome é clatrina . A Clatrina forma uma depressão na membrana . No momento quando um receptor se associa a uma molécula , esta depressão é aumentada até se tornar num vacúolo rodeado de clatrina que acaba entrando na célula . 

Anuncios