Saiba Mais

Translate

sábado, 13 de julho de 2019

Pirataria : Fantasia E Realidade

Com certeza você já viu algum filme em que apareciam piratas , os temíveis ladrões dos mares , que assaltavam navios e portos em busca de tesouros . A pirataria sempre existiu em todas as épocas e nos mais diferentes lugares . Existiram também os piratas das mais diferentes origens : mouros, chineses, japoneses, vikings etc.  Mas foi durante os tempos do mercantilismo que a pirataria conheceu o seu auge. Afinal, as práticas mercantilistas , como o monopólio , dificultavam o livre comércio entre as nações , estimulando com isso a pirataria e o contrabando. Além disso, a crença no metalismo encorajava ainda mais os atos de pirataria . Assim, era comum que navios espanhóis e portugueses , trazendo ouro e prata das Américas , fossem assaltados por navios comandados na maioria das vezes por ingleses, franceses e holandeses. Quando o assunto é pirataria , realidade e fantasia se misturam. Por isso, vamos esclarecer algumas dúvidas mais frequentes sobre o assunto.

Todos os navios piratas exibiam uma bandeira com o desenho de uma caveira e dois ossos cruzados?

Era comum que os navios piratas exibissem bandeiras, não necessariamente com o desenho de uma caveira e com dois ossos cruzados. Bandeiras com esse desenho se popularizaram mais ou menos a partir de 1700. Os primeiros a usarem esse tipo de bandeira foram os piratas ingleses e das colônias inglesas na América do Norte. Na maior parte das vezes, a tripulação de um navio pirata tinha a sua bandeira para se diferenciar dos outros navios. Em geral, para aterrorizar suas vítimas , escolhiam símbolos ligados à morte ou à violência, como esqueletos e espadas, ou , até mesmo , ampulhetas (um alerta de que restava pouco tempo para as vitimas). Durante o século XVII, no entanto, as bandeiras mais utilizadas por navios piratas eram da Grã-Bretanaha e a da França.

Era comum encontrar piratas com tapa-olho , perna-de-pau ou gancho no lugar da mão?

Não há necessidade de que mais piratas usassem tapa-olho. Claro que havia muitos em que eram mutilados em lutas. Mas é mais provável que eles não disfarçassem as cicatrizes, que apenas as cobrissem com um pano ou bandagem. Quanto às pernas-de-pau, é verdade que alguns piratas a usavam no caso de terem perdido a sua. Entre os mais conhecidos estão o francês François Lê Clerc e o Holandês Cornelis Jol. Mas, com certeza, piratas com perna de pau eram bem mais raros na vida do que na ficção . Quanto ao gancho no lugar da mão , é fantasia pura! Essa imagem de piratas em gancho deve-se ao Capitão Gancho, Vilão de Peter Pan, peça infantil escrita em 1904 pelo escocês J.M Barrie e, tempos depois, adaptada para desenho animado pelos estúdios de Walt Disney.

Anuncios