Saiba Mais

Translate

terça-feira, 30 de julho de 2019

Planície

Trata-se de uma extensa área geográfica com nenhum ou pouco tipo de altitude. Um exemplo disso é o deserto ou pântano. São dimensões com arrumações novas quando são comparadas com outras formas de relevo e que demonstram pequenas movimentações na crosta . Elas são quase aplainadas. São demarcadas por aclives e os processos de reembolso superam os de deterioração. Uma planície sempre será sedimentoso e assim uma área plana que aufere sedimentos de outra áreas deve-se através de convenções internacionais. As planícies são criadas através das ações de rios, ventos e mares e portam sedimentos que vão se aglomerando até resultar numa superfície uniforme. A maioria das planícies existentes estão localizadas às margens de mares e rios. Os títulos de algumas planícies do Brasil deixam clara essa relação - exemplo: Planície do Rio Araguaia, Planície do Amazonas , Planície das Lagoas dos Patos e Mirim e Planícies Litorâneas. 

Existem 3 tipos de planícies que são conformes  às suas  formações:

1ª- Planícies Fluviais e Aluviais: Estas são formadas através da acumulação de sedimentos transmitidos por meio dos rios;

2ª- Planícies lacustres: Estas são formadas através da acumulação de sedimentos ocorridos em lagos;

3ª- Planícies costeiras: Estas são formadas através do transporte de sedimentos em águas marinhas;

As planícies tem origens em regiões de recentes bacias sedimentares e por isso são de origens sedimentares. Essa localização mostra que esse tipo de relevo forma-se por meio dos processos de acúmulo de detritos provenientes dos desgastes das rochas e assim a sedimentação supera a erosão. Diferentemente dos planaltos, as planícies são consideradas formas de relevo que estão em construção e isso ocorre por motivo de que em áreas mais baixas a sedimentação excede o processo de erosão, como descrevemos acima. 

Anuncios