Alexandre Herculano teve uma participação tão intensa nas lutas políticas de sua época quanto Almeida Garrett. Como este , exilou-se na Inglaterra e na França e , retornando a Portugal em 1832, participou da guerra civil , incorporado ao exército de D. Pedro. Tornou-se , no entanto , um liberal conservador (cartista) e lutou sempre contra os democratas (setembristas) . A partir de seu tardio casamento em 1866 , retirou-se ao silêncio de sua quinta em Val-de-Lobos. Herculano é mais importante como prosador que como poeta . Sua obra de ficção reflete sua vocação de historiador medievalista , que ocupou grande grande parte de sua vida : os três romances e o livro de contos que escreveu ambientam-se todos na Idade Média:
¤Eurico, o presbítero : focaliza a Espanha do século VIII , no final do período visigótico e início da invasão árabe. Nele , o autor funde a temática histórica e nacionalista (luta pela expulsão dos árabes) com o tema do celibato clerical.
¤O monge de Cister , ou a época de D. João I: como indica o subtítulo , esse romance ambienta-se na época da Revolução de Avis (1383-85) e junto com Eurico , o presbítero forma o volume chamado "Monasticon".
¤O bobo : focaliza a época de D. Afonso Henrique , ou seja , da formação do Estado de Portugal (século XII).
¤ Lendas e narrativas : livro de contos em que predominam os temas medievais (apenas duas narrativas ambientam-se no século XIX). Na segunda geração (décadas de 1840 e 1850) , os autores , livres da influência neoclássica , puderem realizar plenamente os ideais estéticos românticos : liberdade de criação, entrega total ao subjetivismo e à imaginação. Entretanto, logo ultrapassaram todos os limites , e as obras passaram a transbordar um emocionalismo quase irracional : o tédio, a melancolia (o spleen de Byron) , o desespero. O egocentrismo chegava aos extremos da morbidez e da inadaptação social : o escapismo , a fantasia , o sonho... A morte . Por isso , Ultra-Romantismo é referência para essa geração afligida pelo chamado "mal do século". Camilo Castelo Branco foi o grande nome daquele momento.