Saiba Mais

Translate

domingo, 7 de julho de 2019

Camilo Castelo Branco (1825-1890)


A vida de Camilo parece o enredo folhetinesco de suas novelas passionais , não faltando nem os lances pitorescos e mesmo ridículos , nem os lances dramáticos , nem o final trágico : vida de órfão em casa de parentes , casamento aos 16 anos com uma aldeã (Joaquina Pereira) ; interrupção nos estudos da medicina ; um rapto (Patrícia Emília) ; várias amantes , solteiras ou casadas , entre as quais uma freira (Isabel Cândida) ; crise religiosa e temporada de seminário , um duelo , prisão, processo , morte de filhos , loucura de um deles ... Seu grande amor foi Ana Augusta Plácido , com quem passou a viver em Sedie a partir de 1864. Apesar do reconhecimento público, o final de sua vida foi de grandes sofrimentos físicos e morais , acentuados pelas dificuldades financeiras. A cegueira progressiva , que desde 1879 manifestara-se , levou-o ao suicídio em 1¤ de junho de 1890. Camilo escreveu durante quarenta anos , ininterruptamente , uma das mais vastas obras individuais da literatura portuguesa (para se ter uma ideia de sua fecundidade , ano de 1862 ele publicou , além de sua obra-prima 'Amor de perdição' , mais cinco romances , uma peça de teatro e um livro de memórias). É evidente que tão longa e tão produtiva carreira teve seus altos e baixos.  De todo o conjunto , o mais importante são os romances e novelas, entre os quais devemos distinguir:

¤Obras ultra-românticas (romances passionais): " Amor de perdição ";" Amor de salvação  Carlota Ângela" ; "O romance de um homem ricow ; "A doida do Candal" etc.

¤Obras Satíricas : "A Queda Dum Anjo" ; "Coração, Cabeça, E Estômago" ; "Eusébio Macário" ; " A Corja".

Apesar de suas críticas ao Realismo e das paródias satíricas que dirigiu a essa escola ("Corja" ; "Eusébio Macário"), Camilo escreveu , a partir da década de 1870, algumas novelas realistas exemplares : "A brasileira de Prazins" ; "Vulcões de lama" ; "Novela do Minho" (em 12 volumes) . E considerado o romance passional modelar do Ultra-Romantismo. Camilo escreveu-o em apenas quinze dias , quando estava preso na cadeia da Relação do Porto devido ao complicado caso amoroso com Ana Plácido . Baseado num caso verídico - a vida de um tio que, no começo do século , estivera preso na mesma cadeia da Relação - , o livro reflete o estado de espírito do autor e possui evidentes elementos autobiográficos.

Anuncios