Saiba Mais

Translate

sábado, 11 de maio de 2019

Momento Histórico do Neoclassismo no Brasil


O Brasil no Século XVIII

Com a descoberta do ouro em Minas Gerais (final do século XVII), o centro econômico da Colônia deslocou-se do Nordeste para o Sudeste. Assim, no apogeu da produção aurífera , entre 1740 e 1760 , essa região tornou-se também o centro político e cultural : durante toda a segunda metade do século XVIII , Vila Rica ( atual Ouro Preto) e Rio de Janeiro (capital do Vice-Reino desde 1763) substituíram Salvador como pólos de produção e irradiação de idéias. Uma pequena burguesia letrada - juristas formados em Coimbra , padres , comerciantes , militares - fazia ecoar na Colônia as idéias do Iluminismo francês. Quando , a partir da década de 1760 , a extração do ouro entrou em declínio , já existia um embasamento ideológico para orientar a insatisfação e fermentar a revolta contra os pesados tributos cobrados pela Metrópole. No final da década de 1780 ocorreu a Inconfidência Mineira , sufocada pelas prisões de 1789. Foi nesse ambiente de crise e de efervescência de idéias que surgiu o Neoclassicismo - também chamado Escola Mineira , graças à origem de alguns de seus principais poetas. Influenciados pelo Iluminismo francês , pelos ideais da Revolução Americana (1776) e admiradores do Marquês de Pombal , nossos poetas árcades estavam comprometidos com o pensamento mais avançado do século XVIII , tendo alguns deles participado ativamente da Conjuração Mineira. ¤ As Características Do Neoclassismo no Brasil

Costuma-se delimitar o Neoclassismo no Brasil entre os anos de 1768 - publicação das Obras Poéticas , de Cláudio Manuel da Costa - e 1836 , início do Romancismo.
Apesar da sobrevivência de traços do cultismo barroco em alguns poetas , a maioria dos autores procurou seguir os preceitos e as convenções da moda neoclássica européia , estudados no capítulo anterior. Algumas particularidades temáticas , entretanto , devem ser apontadas :

¤A Introdução de alguns temas e motivos estranhos ao modelo europeu , como a paisagem tropical , elementos da flora e da fauna brasileiras , ou certos aspectos peculiares de nossa realidade colonial, a mineração , por exemplo;

¤ a utilização de episódios da história da Colônia em poemas heroicos ;

¤a utilização do índio como tema literário.

Esses novos temas quebram a rigidez das convenções neoclássicas ( pastoralismo, bucolismo, locus amoenus, uso alegórico da mitologia) e prenunciam os motivos nacionalistas do Romantismo.  Segundo os historiadores português Antônio José Saraiva e Oscar Lopes , "certa cor local e certo dengue brasileiro constituem , no conjunto desses poetas , uma contribuição importante para a formação do gosto romântico entre nós" (História da literatura portuguesa).

Anuncios