Saiba Mais

Translate

sábado, 18 de maio de 2019

Método Matemático-Experimental


Na tradição grega aristotélica , para entender uma coisa não era preciso estudá-la experimentalmente. Bastava esforçar-se por compreender como essa coisa existe e funciona e , depois , elaborar uma teoria sobre isso. Assim, para grande parte dos pensadores antigos e medievais , observar as coisas , agir sobre a  natureza e pensar como matemático eram práticas incompatíveis. Já Galileu- professor de matemática da Universidade de Pisa - decidiu , de forma inovadora , aplicar a matemática ao estudo experimental da natureza. Desse modo , alcançou grandes realizações , entre as quais podemos destacar:

¤A elaboração da lei da queda livre dos corpos , segundo a qual a aceleração de um corpo em queda é constante , independentemente de o corpo ser leve ou pesado , grande ou pequeno .  A demonstração dessa lei exige condições ideais (vácuo);

¤A construção e o aperfeiçoamento de um telescópio, com o qual efetuou observações astronômicas que o levaram a descobrir o relevo montanhoso da Lua , quatro satélites de Júpiter , as formas  diferentes de Saturno , as fases de Vênus e a existência das manchas solares. Mas não é apenas por suas descobertas específicas que Galileu merece especial destaque na história das ciências. Uma de suas mais extraordinárias  contribuições foi ter assumido uma nova postura de investigação científica , cuja metodologia tinha como bases :

¤A observação pacientes e minuciosas dos fenômenos naturais;

¤A realização de experimentações para comprovar uma tese;

¤A valorização da matemática como instrumento capaz de enunciar as regularidades observadas nos fenômenos.

Anuncios