Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 1 de maio de 2019

Influência Helenística


O pensamento agostiniano (de Agostinho) reflete , em grande medida , os principais passos de sua trajetória intelectual anterior à conversão ao catolicismo , quando sofreu a influência do helenismo. Vejamos alguns elementos.

¤Do maniqueísmo o filósofo herdou uma concepção dualista no âmbito moral , simbolizada pela luta entre o bem e o mal , a luz e as trevas , a alma e o corpo. Nesse sentido , dizia que o ser humano tem uma inclinação natural para o mal, para os vícios , para o pecado . Insistia em que já nascemos pecadores (pecado original) e somente um esforço consciente pode nos fazer superar essa deficiência "natural".  Considerando o mal como o afastamento de Deus , defendia a necessidade de uma intensa educação religiosa , coma finalidade de uma intensa educação religiosa , com a finalidade de reduzir essa distância.

¤Do ceticismo ficou a permanente desconfiança nos dados dos sentidos , isto é , no conhecimento sensorial , que nos apresenta uma multidão de seres mutáveis , flutuantes e transitórios.

¤Do platonismo Agostinho assimilou a concepção de que a verdade , como conhecimento eterno, deveria ser buscada intelectualmente no "mundo das ideais". Por isso defendeu a via do autoconhecimento , o caminho da interioridade , como instrumento legítimo para a busca da verdade. Assim, somente o íntimo de nossa alma , iluminada por Deus , poderia atingir a verdade das coisas. Da mesma forma que os olhos do corpo necessitam da luz do sol para enxergar os objetos do mundo sensível , os "olhos da alma" necessitam da luz divina para visualizar as verdades eternas da sabedoria.

Anuncios