Saiba Mais

Translate

quarta-feira, 1 de maio de 2019

A Reforma Anglicana


Na Inglaterra, o rei Henrique VIII (1509-1547) , que tinha sido um fiel aliado do papa, também acabou rompendo relações com a Igreja Católica e proclamando-se chefe supremo da Igreja Anglicana . Entre os motivos que levaram Henrique VIII a romper com a Igreja Católica e criar a Igreja Anglicana , podemos destacar os seguintes: 

• Henrique VIII era casado com Catarina de Aragão , tendo com ela uma filha para suceder-lhe no trono. O rei desejava um herdeiro masculino , e por isso revelava-se bastante descontente com seu casamento. Em , 1529, pediu ao papa que anulasse seu matrimônio , pois pretendia casar-se com Ana Bolena. Recusando-se o papa  a conceder-lhe o divórcio , Henrique VIII conseguiu internamente que o clero e o Parlamento inglês reconhecessem a validade de suas intenções . Em 1534, foi considerado pelo Parlamento o chefe supremo da Igreja Nacional Anglicana. 

•Henrique VIII tinha interesses políticos em reduzir a influência do papa na Inglaterra. Desse modo , fortaleceria o poder da monarquia , de que era o representante máximo.

• A Igreja Católica era uma grande proprietária de terras inglesas. A nobreza capitalista tinha interesse em apossar-se dessas terras e sabia que , para isso , deveria apoiar o rei em sua luta contra a Igreja.

Após a fundação da Igreja Anglicana , surgiram , com os sucessores de Henrique VIII, uma série de lutas religiosas internas. Primeiro, tentou-se implantar , no governo de Maria Tudor (1553-1558) , houve a reação católica . Somente no governo de Elisabeth I (1558-1603) acabou ocorrendo a instituição definitiva da religião anglicana , que permanece dominante no país até os dias de hoje. 

Anuncios