Saiba Mais

Translate

segunda-feira, 13 de maio de 2019

Etileno E Ácido Abscísico (ABA)


Hormônio produzido por diferentes tecidos de vários órgãos das plantas , o etileno é um gás (H2C = CH2) que atua como importante regulador natural de processos fisiológicos normais. Ele pode ser endógeno , produzido pela própria planta , ou exógeno , de origem externa. Sendo exógeno , ele tanto pode ser aplicado às plantas como agir por emanação natural de fontes externas. Alguns dos efeitos marcantes do etileno:

a) Indução da Abscisão:

Uma observação muito antiga é a de que a queima do gás de iluminação provocava intenso desfolheamento das árvores plantadas próximas dos postes ou lampiões das ruas. Hoje sabemos que o etileno estimula a síntese de celulase , enzima que destrói as paredes celulares. Com isso é acelerada a queda de folhas , flores e frutos . Essa abscissão é acentuada nas folhas mais velhas , pobres em auxinas.

B) Indução de Floração:

Algumas plantas , como abacaxi , maça e manga , podem entrar em floração ao receberem os gases da queima de serragem e palha , pois o etileno é um produto dessa queima.

C) Estimulação da Maturação Dos Frutos:

Sabe-se que uma maça podre ou ferida libera estileno , que induz maturação e apodrecimento em frutos sadios. Uma banana madura também libera estileno, que provoca o amadurecimento de outras , se mantidas em atmosfera normal (presença de O2). Uma importante aplicação prática do conhecimento das propriedades do etileno é o armazenamento de frutos para exportação , cujo amadurecimento se deseja retardar. As câmaras de armazenamento devem ser mantidas com alta taxa de CO2 , pois esse gás é antagonista do etileno. Isso significa que tanto o etileno endógeno quando o exógeno têm seu efeito anulado pelo CO2. Além disso, as câmaras devem ter pequena taxa de 02 e baixas temperaturas , dois fatores que inibem a síntese do etileno. Já a ABA inclui-se no grupo de substâncias conhecidas como inibidores. Trata-se de hormônios vegetais que podem agir como antagonistas de outros hormônios, impedindo, por exemplo, o alongamento de raízes , brotamento de gemas e a germinação. Uma interessante prova da ação do ABA foi obtida no milho , no qual variedades mutantes que não produzem o ABA formam sementes que não sofrem dormência. Com isso , os grãos germinam ainda presos à espiga, chamadas então de sementes vivíparas. Outra insuspeitada função do ABA ,  descoberta mais recentemente , é a sua importante participação no mecanismo de movimento dos estômatos. A aplicação de ABA na epiderme das folhas provoca o fechamento dos estômago em minutos.

Anuncios