Vitor Hugo , um dos maiores autores do Romantismo francês , dizia que , em sua época , a liberdade , como a luz , penetrava por toda a parte . Essa afirmação traduz a crença do século XIX nas doutrinas liberais da burguesia : o liberalismo econômico (livre concorrência entre os indivíduos , sem a intervenção do Estado) e o liberalismo político (oportunidades iguais para todos , independentemente de pertencer a determinada classe social ; garantia dos direitos do indivíduos em relação ao Estado). Refletindo essas doutrinas , o Romantismo proclama a liberdade de criação e de expressão: "Não há regras nem modelos" - Diz Vitor Hugo. Essas são as características predominantes do movimento. Mas não se deve pensar o Romantismo reuniu manifestações de padrão uniforme. Pelo contrário , suas tendências foram tentas e tão diversas que poderíamos falar de romantismos. Veja algumas dessas tendências literárias e seus principais temas.
¤Nacionalismo , Historicismo e Medievalismo :
Exaltando os valores e os heróis nacionais , os autores ambientam suas obras no passado histórico , sobretudo no período medieval. O romance histórico tem início na Inglaterra , na obra de Walter Scott.
¤Valorização das Fontes Populares - O Folclore :
Além das pesquisas e do trabalho de registro das narrativas orais e das canções populares , os autores buscam nessas fontes inspiração para suas próprias obras. Essa utilização literária da tradição popular é também uma das manifestações do nacionalismo romântico.
¤Confessionalismo :
As obras tornam-se , frequentemente , a expressão dos sentimentos pessoais do autor em dado momento de sua vida. ¤Pessimismo:
Nem sempre o Romantismo exprime atitudes positivas em relação à vida. O individualismo e o egocentrismo adquirem traços doentios de inadaptação. O spleen (melancolia) do poeta inglês Lord Byron fez escola em todas as literaturas. O tédio de viver , também chamado "mal do século" , conduz às diversas formas de escapismo :
-narrativas de aventuras ambientadas em lugares exóticos ou num passado misterioso ;
-narrativas fantásticas , envolvendo o sobrenatural;
-o culto da imaginação : o devaneio , o sonho , o delírio ; os ambiente noturnos ;
- a morte , como última solução para o indivíduo.
¤Crítica Social
Contrariamente ao pessimismo escapista , entretanto , o Romantismo pode assumir um caráter combativo de oposição e crítica social , cuja ocorrência observamos principalmente na sua última fase. Eugène Delacroix (1798-1863) é o maior pintor romântico francês. Espírito inquieto , participou , em julho de 1830 , das barricadas de Paris , levante popular espontâneo contra a dissolução do Parlamento pelo rei Carlos X. O quadro A Liberdade conduzindo o povo , pintado no mesmo ano, tem como assunto esse acontecimento parisiense.