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segunda-feira, 11 de junho de 2018

Características Literárias Da Segunda Geração Modernista Brasileira


    Iniciada em 1930 , com a publicação de "Alguma Poesia", de Carlos Drummond de Andrade , e encerrada em 1945 , a segunda geração modernista incorpora as conquistas de 22. O verso livre , a liberdade temática , a introdução do prosaico , do coloquial e do irônico no contexto poético , o antiacademicismo e o engajamento do escritor nas questões de seu tempo caracterizam tanto obras de Mário de Andrade , Oswald de Andrade e Manuel Bandeira , principais representantes da primeira geração modernista , quanto obras dos poetas de 30 , como Carlos Drummond de Andrade e Murilo Mendes.  Os escritores da geração de 30, fazendo uma ponte com os da geração de 22 , inserem as reivindicações e conquistas destes no panorama literário geral, agora mais amadurecido em termos de assimilação do Modernismo. Simultaneamente , revalorizam e conciliam elementos da tradição com os novos tempo. Os gêneros literários (lírico , épico , dramático ), as formas poéticas fixas , como o soneto , e também os estilos tradicionais voltam a aparecer - por exemplo , no Neossimbolismo de Cecília Meireles , no Neoparnasianismo de Jorge de Lima e no Neorromantismo de Vinicius de Moraes , para falar de poesia. Quanto à prosa , surge o Neorrealismo nordestino de Graciliano Ramos , Rachel de Queirós , Jorge Amado, José Lins do Rego e José Américo de Almeida , que dá nova dimensões tanto ao estilo realista quanto ao romance regionalista brasileiro. Outro traço da geração de 30 , na poesia e na prosa , é a mudança de enfoque quanto à temática nacionalista de 22. A consciência da nacionalidade , que predominou na década de 1920 , a partir de 1930 tende a ampliar-se e a tornar-se consciência social mais ampla , que situa as questões regionais e locais num contexto universalista.  Poeta como Murilo Mendes , Jorge de Lima e Carlos Drummond de Andrade são conscientes de que a problemática do mundo em que vivemos é de natureza política. Portanto , está diretamente ligada ao sistema capitalista, com suas desigualdades , suas contradições , seus mecanismos de opressão e de desumanização , que a poesia e a arte precisam denunciar. Vinicius de Moraes e Cecília Meireles , embora apresentem uma produção lírica de caráter mais intimista , também demonstram essa consciência. De maneira mais velada ou mais explícita , cada um com seus traços próprios , suas características e tendências específicas , os poetas dessa geração são chamados poetas de cosmovisão, pois possuem aguda percepção do tempo em que vivem e da necessidade de transformá-lo , pelos caminhos escolhidos por sua sensibilidade poética. Em conclusão , a poesia da geração de 30 opõe-se ao caráter radicalmente demolidor da produção literária da primeira geração modernista , substituindo suas propostas de destruição da tradição por uma perspectiva construtiva , que revaloriza o passado e , ao mesmo tempo, preserva , aprofunda e amadurece as conquistas de 22. Além desse aspecto de conciliação e construção, o universalismo é a grande característica da poesia desta nova fase de nosso Modernismo , cujos poetas e obras principais estudaremos em breve.

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