Nenhum movimento da amplitude do Renascimento começa da noite para o dia , de repente. Pesquisando suas origens , verificamos que o Renascimento é um processo cujas raízes se estendem pelo tempo. Na Itália , o movimento teve importantes precursores , como, por exemplo:
•Dante Alighieri (1265-1321) : Escritor nascido em Florença , autor de A Divina Comédia , grandiosa narrativa poética de uma viagem imaginária ao Inferno, A Purgatório e ao Paraíso . Dante escreveu sua obra em italiano ( e não em latim , como era o costume ), valorizando , assim, sua língua nacional. Utilizando-se de frequentes citações de textos da Antiguidade clássica, Dante pronunciou os ideais renascentistas.
•Francesco Petrarca (1304-1374) : Escritor nascido em Arezzo , defendeu a unidade dos povos da Itália , afirmando que todos tinha um passado comum, herdado dos antigos romanos Em sua obra Cancioneiros, Petrarca expressa suas concepções de vida e de beleza , inspirados no equilíbrio , na alegria e na elegância dos ideais clássicos.
• Giovanni Boccaccio (1313-1375) : Escritor nascido em Paris , filho de país florentinos . Dotado de grande senso de observação crítica e de sensibilidade poética , Boccacio procurou retratar com realismo a sociedade de sua época. Em sua famosa obra "Decamerão" , escrita em italiano , narra um conjuntos de cem histórias de amor e de sátira, muitas das quais bastante irreverentes para os padrões morais da época. Exaltando os valores da beleza e do amor terreno , Boccaccio rompeu com o espiritualismo medieval e tornou-se um dos pioneiros da narrativa moderna.
• Giotto (1267-1337) : Pintor Florentino , cujo verdadeiro nome era Angiolotto do Bondone, elaborou pinturas sóbrias e naturalistas. Conquistou para a pintura um lugar de grande respeito social, antes reservado apenas à arquitetura e à escultura . Obras: Entrada de Cristo em Jerusalém , afrescos sobre São Francisco de Assis, Virgem em Majestade , A Lamentação.